Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 10 AGO 2018 - 09H34

Missa recorda 32 anos do falecimento de Irmã Benigna

A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra, neste sábado (26), os 32 anos de falecimento de Irmã Benigna Victima de Jesus (1907–1981), da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, cujo processo de beatificação já está na fase romana.

Arquidiocese de Belo Horizonte

Devotos recorrem a Irmã Benigna.

O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside uma celebração na Igreja de Santa Teresa e Santa Terezinha, que reunirá fiéis da Capital Mineira e das cidades onde a religiosa trabalhou (Lavras, Itaúna, Caeté, Lambari, Sabará e Diamantina).

IRMÃ BENIGNA (Serva de Deus Benigna Victima de Jesus)

A Serva de Deus Benigna Victima de Jesus nasceu em 16 de agosto de 1907 na cidade de Diamantina, interior de Minas Gerais, onde foi batizada com o nome de Maria da Conceição dos Santos. Tornou-se religiosa da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade aos 28 anos e assumiu o nome de Irmã Benigna Victima de Jesus.

Trabalhou em hospitais, creches, asilos e colégios, percorrendo diferentes cidades do interior mineiro (Itaúna, Caeté, Lambari, Sabará e Lavras). Faleceu em 16 de outubro de 1981.

Desde então, o número de pessoas que acorrem a ela em orações, sendo conhecida pelos devotos como Santa da Salve Rainha, Santa da Hora e Santa da Fartura – nomes justificados com inúmeros relatos de milagre.

RESTOS MORTAIS

O relicário onde estão depositados os Restos Mortais da Religiosa fica na Capela do Noviciado Nossa Senhora da Piedade em Belo Horizonte (Av. Antônio Francisco Lisboa, 102, Bandeirantes).

Todas as segundas-feiras, fiéis se reuniam em oração em seu túmulo, onde era celebrada a Santa Missa e rezada, em seguida, a Novena de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

Após o traslado dos restos mortais da religiosa para o Noviciado Nossa Senhora da Piedade, tanto a Santa Missa como a Novena foram transferidas para o Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro Lagoinha, onde fieis devotos, mantendo mesmo dia e horário, continuam a se reunir em oração, no desejo imenso de que, dentro em breve, ela esteja em todos os altares do Brasil e do mundo.

Arquidiocese de Belo Horizonte

Irmã Benigna: Conhecida como Santa da Fartura 

 FASES DO PROCESSO

Diocesana: abertura do processo sobre as virtudes. São colhidos todos os depoimentos e documentos sobre a Serva de Deus.

Romana: todos os documentos são submetidos a estudo para avaliar se todas as medidas legais foram tomadas corretamente. É nomeado um relator que, junto com o postulador, elabora o positio (dossiê de todas as provas, testemunhais e documentais, recolhidas na fase diocesana).

Positio: avaliação da documentação por um congresso de Teólogos formado por nove pessoas, que podem dar um parecer afirmativo, suspensivo ou negativo. Após a análise dos teólogos, a votação será feita pelos bispos, cardeais e, posteriormente, pelo Papa - o único que pode emitir juízo e dar a decisão final.

No site organizado pela Associação dos Amigos de Irmã Benigna (AmaiBen) podem ser encontradas a biografia da religiosa, fotos e vídeos.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...