Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 18 JUL 2017 - 08H30

Padres Cientistas: Bartolomeu Gusmão o padre voador

padres_cientistas_chamadas

Apresentamos a vocês, caríssimos internautas, com muita alegria, a nova série do Portal A12: “Padres Cientistas”. E o que ela tem a nos oferecer?

Inspirados pela Campanha da Fraternidade deste ano de 2015, em que o tema “Sociedade e Igreja” nos convida à reflexão, quisemos apresentar alguns subsídios para que se compreenda melhor a contribuição científica que muitos clérigos de nossa Igreja têm oferecido à sociedade durante muitos séculos.

Os sacerdotes da Igreja têm doado a sua vida para a evangelização. Grandes teólogos, filósofos, apologetas, escritores e exegetas ajudaram a Igreja a nunca perder o seu foco cristocêntrico. A Igreja Católica é também uma das maiores instituições caritativas existentes na atualidade. Se ela abandonasse todas as suas obras sociais, muitíssimos governos ao redor do mundo sentiriam um baque enorme na sua economia, pois a Igreja assumiu variadas áreas sociais abandonadas pela responsabilidade do governo civil. Porém, grande parte de nossa sociedade insiste em dizer que ela caminha sempre na contramão da História, proibindo o avanço da civilização.

Por isso, o intuito dessa série é demonstrar que muitos eclesiásticos, sonhando com a melhoria da vida dos seres humanos, mergulharam nos profundos mares das ciências, tentando encontrar respostas ou formular novas perguntas para a humanidade. Muitas das teorias propostas por eles mudaram os rumos de nossa História. Mesmo assim, poucas pessoas conhecem essa bonita e surpreendente faceta de nossa Igreja, inclusive os seus próprios membros.

Que esses padres cientistas nos inspirem a amar a ciência que está a serviço do avanço das sociedades, pois, mesmo sem nos afastar de nossa fé, podemos mudar o mundo com a aplicação correta desse método rigoroso do conhecimento, como podemos perceber ao estudar a vida desses sacerdotes cientistas. Boa leitura a todos!

24 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Benedito Alves de Oliveira comentou:

Adorei conhecer nossos padres cientista. Obrigado pela formação.zzzzzzz

marcelli borba comentou:

Muito bom ! Adorei essa série ..http://thesecret.tv.br/2015/07/dormir-abracado-a-alguem-alivia-o-stress/

Espedito Arruda Linhares comentou:

Meus parabéns, excelente muito bem elaborado, uma sugestão, porque não vim dentro da Revista no meio para quando terminar as edições da série fazermos uma encadernação e ficar um livro para pesquisa, e no final elaborar uma capa? Ficamos recebendo por E-mail e quem recebe a revista com um rico livro, fica minha sugestão.
Att.: Espedito Linhares

terezinha de Moura comentou:

Parabéns a redação pela iniciativa de divulgar os feitos dos padres cientistas. Nossa Igreja precisa mostrar seus feitos. Vou acompanhar todas as publicações.

Maria Helena Silva comentou:

Gostei muito do assunto e tmabém do layaut da página. Parabéns! que tal publicar, também, em outras revistas?

Maria Pilar de Vasconcellos comentou:

Excelente! Boa maneira de tornar conhecidos feitos brilhantes de nossos Padres cientistas, tão ignorados pela maioria. Deus se serve de tantos meios para que possamos glorificá-lo e amá-lo mais. Parabéns aos que tornam possível essas publicações.

Fausto Luiz Guimaraes comentou:

Achei muito interessante levar ao conhecimento de todos os católicos, as ideias maravilhosas desses padres, que além de divulgadores dos evangelhos, serem tambem

Maria Lucia Roriz comentou:

Parabéns pela idéia e abordagem sobre o assunto! o layout está muito bom, adorei.

Tarcisio comentou:

Muito interessante. Gostei demais!!!

Silezia gomes comentou:

Parabéns pela iniciativa de tornar conhecido um grande sacerdote da nossa igreja com dons peculiares e pouco conhecidos.

Dalva Ferreira da Silva comentou:

É lindo isto, eu conhecia alguma coisa sobre S. BARTOLOMEU DE GUSMÃO, mas não assim como um grande cientista, que maravilha! DEUS SEJA LOUVADO! Gostei, obrigada e saudações.

Margarida comentou:

Muito interessante não tinha conhecimento dessas apartes apresentada adorei.

Fausto Luiz Guimarães comentou:

Gostei muito dessa divulgação da Igreja. Grande parte dos católicos desconhecem esta faceta dos padres. Quando fiz meu curso de Eletrônica, tomei conhecimento dos feitos do Pe. Roberto Landel de Moura nesta área e fiquei admirado ao saber que o mesmo já havia conseguido fazer transmissões das ondas hertizianas e também ter projetado uma válvula termoiônica tríodo, antes de outros!!!

respondeu:

Caro Fausto, Landell será o próximo padre cientista da série! Não perca! Abraços!

Ismar Russano comentou:

Nao podemos esquecer do Padre Roberto Landell de Moura. Grande pesquisador na area eletrica e comunicaçoes!!! Grande Landell !!!

respondeu:

Ismar, será o próximo padre da série, o nosso grandioso Pe. Landell! Abraços!

Gostei muito, não sabia destas coisas......... comentou:

Gostei muito, não sabia destas coisas.........

Mecilda Marcel Barbiero Voitch comentou:

Amei a iniciativa. Esta também é uma maneira para cada católico amar e admirar a maravilhosa Igreja de Cristo Jesus. Parabéns pela iniciativa, que seja nais um canal de evangelização
. Obrigada. Mecilda

fatima jacoto comentou:

Gostei muito, não sabia destas coisas.........

Maria. da Paz Cardoso comentou:

Muito interessante está serie,pois eu já sabia que a ciência,nasceu na igreja católica,porém não sabia quais tinham sido os nomes dos pioneiros,Glória a Deus.

accioly@amtec.goiania.go.gov.br comentou:

Parabéns!! Gostei muito da iniciativa da Igreja de nos passar informações tão grandiosas de nossos saudoso e estimado Padre e ilustre cientista brasileiro que deixa nós católicos muito orgulhosos de grandiosas invenções como foi também um grande Evangelizador.
Na expectativa da próxima série, agradeço por valioso e brilhante apresentação.

Maria da Guia Lima da Costa comentou:

Maravilhosa iniciativa ,esta de trazer a história da contribuição que nossos religiosos deram à humanidade .Penso que concretamente isto é saber seu verdadeiro papel . Isto é também orar e agir. É preciso publicizar estes feitos de forma incansável ,pois os que tem má fé vivem preocupados em encontrar nossos defeitos divulgar e condenar de forma impiedosa,esquecendo que o julgamento perfeito pertence ao nosso Deus e só a ELE. Intensifiquemos portanto nossas orações pelos cientistas.

RITA MOREIRA comentou:

Série maravilhosa! Bom sabermos da contribuição da Igreja no mundo! O layout da página é belíssimo! Parabéns!

DELDUQUE CAETANO PEREIRA comentou:

Muito bom a história, ótimo texto. Gostei muito.

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.