Por Redação A12 Em Igreja

Texto-base da CF 2017 aponta ações para o cuidado e cultivo da Casa Comum

Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a Campanha da Fraternidade 2017 terá início em todo o país no dia 1º de março. Com o tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema 'Cultivar e guardar a criação', a iniciativa traz uma reflexão sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. 

:: Campanha da Fraternidade 2017 já conta com texto-base, cartaz e hino

Foto de: CNBB

Texto Base Campanha da Fraternidade

Tema traz uma reflexão sobre o
meio ambiente e sugere
uma visão global das expressões da
vida e dos dons da criação. 

Com o objetivo de ajudar às famílias, comunidades e pessoas de boa vontade a vivenciarem a iniciativa, o texto-base da CF aponta uma série de atividades que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha. Além disso, ele também propõe ações de caráter geral, que indicam a necessidade da conversão pessoal e social, dos cristãos e não cristãos, para cultivar e cuidar da criação.

Como exemplo dessas ações estão o aprofundamento de estudos, debates, seminários e celebrações nas escolas públicas e privadas sobre a temática abordada pela CF. O fortalecimento das redes e articulações, em todos os níveis, também é proposto com o objetivo de suscitar uma nova consciência e novas práticas na defesa dos ambientes essenciais à vida. Além disso, o subsídio chama atenção ainda para a necessidade de a população defender o desmatamento zero para todos os biomas e sua composição florestal. 

Já no campo político, o texto-base da CF incentiva a criação de um Projeto de Lei que impeça o uso de agrotóxicos. O livro também indica que combater a corrupção é um modo especial para se evitar processos licitatórios fraudulentos, especialmente, em relação às enchentes e secas que acabam sendo mecanismos de exploração e desvio de recursos públicos.

Tendo em vista as formas de ‘agir’ propostas no texto-base da CF 2017, a CNBB destaca que é importante que cada comunidade, a partir do bioma em que vive e em relação com os povos originários desses biomas, faça o discernimento de quais ações são possíveis, e entre elas quais são as mais importantes e de impacto mais positivo e duradouro. 

“A criação é obra amorosa de Deus confiada a seus filhos e filhas. Nossa Senhora Mãe de Deus e dos homens acompanhará as comunidades e famílias no caminho do cuidado e cultivo da casa comum no tempo quaresmal”, afirma o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Os materiais da CF podem ser adquiridos no site da Edições CNBB.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Rozimeire comentou:

Gostaria de receber o material para trabalhar em sala de aula com os alunos da primeira fase do fundamental, sou professora polivalente!

jandira de fatima soares comentou:

Olá, sou professora de Geografia da rede estadual de São Paulo, município de Ibiúna. Leciono em uma escola localizada em uma área rural. Em minhas aulas tento conscientizar os alunos quanto a importância da preservação da natureza. Gostaria de receber esse material para enriquecer as aulas, desenvolver projetos, entre outros. Desde já agradeço.

Cassio S Souza comentou:

Bom dia! Só lamento a CNBB não colocar a disposição o Texto Base para ser baixado em PDF ou EPUb. Já que o tema da Campanha é preservação e papel custa muitas arvores!

Inalda Diniz comentou:

Boa Tarde!
providencial esse tema da CF. Há muito tempo o homem vive preocupado com a natureza, fala-se muito, porém pouco ação.
É necessário uma campanha forte levando conhecimento dos biomas e chamando atenção para ações concretas, porque só se cuida quando se conhece bem. e quando se conhece, ai sim se exige das autoridades responsabilidades sobre os biomas.
Tem que ser uma ação conjunto sociedade e governo.
Muito bom!!!

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.