Notícias

Aparecida e Círio de Nazaré, devoções de outubro

Escrito por Elisangela Cavalheiro

25 SET 2018 - 09H26 (Atualizada em 07 OUT 2023 - 07H52)

A12/Thiago Leon e Shutterstock

A devoção mariana durante o mês de Outubro movimenta duas cidades brasileiras, em proporções numéricas gigantescas.

Em Aparecida (SP), onde a devoção a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, teve início, em 1717, a cidade chega a quintuplicar a sua população com a visita dos romeiros no dia 12 de outubro, data em que a solenidade em honra à Virgem Negra é celebrada.

No Norte do país, a capital do Pará, Belém, concentra a maior manifestação católica do Brasil e está entre as maiores do mundo: o Círio de Nazaré. No segundo domingo de Outubro, a cidade se prepara para acolher os cerca de dois milhões de devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

As duas realidades marcam as manifestações dos fiéis. São muitos os que trazem suas ofertas em agradecimento por uma graça alcançada, caminham longas distâncias para demonstrar seu amor, com lágrimas e cantos de louvor emocionados à Mãe de Jesus e seu Filho.

Thiago Leon
Thiago Leon

Romarias

Ser devoto tem lá suas exigências, e participar das procissões é uma delas.

Na Casa da Mãe Aparecida, quatro procissões reúnem os devotos ao longo da Festa da Padroeira. A mais aguardada é a Procissão Memória, que acontece sempre na véspera da solenidade de Nossa Senhora Aparecida.

A caminhada, iluminada pelas velas dos devotos, sai do Santuário Nacional e segue até o local do encontro da Imagem, próximo ao Porto Itaguaçu, para reviver a história da pesca milagrosa às margens do rio Paraíba do Sul.

Já para quem vai ao Círio de Nazaré, é bom preparar o fôlego. São 12 procissões que acontecem durante o mês e, de forma intensa, nos dias que antecedem a procissão do segundo domingo. Também na véspera da grande festa, uma multidão já se concentra para uma sequência de procissões.

A Imagem Peregrina é seguida pelos devotos com a Romaria Rodoviária, depois com a Romaria Fluvial nas águas da Baía de Guajará, que depois se encontra com a Moto Romaria. Ao final dessa demonstração de fé, ocorre a descida da Imagem, para ficar mais perto dos devotos, e a Transladação da Imagem Peregrina, a segunda maior romaria da festa.

Essa caminhada percorre apenas 3,75 quilômetros, mas tem duração de 5h30, e reúne 1,4 milhões de pessoas. A procissão do segundo domingo é o ponto alto e une mais de dois milhões de devotos, num percurso com quase seis horas de duração até a Basílica Santuário.

Confira galeria de fotos da cobertura de 2018

Crédito das imagens: Gustavo Cabral 

Aparecida e Círio no A12

Na página A12.com/padroeira você já encontra o conteúdo da Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Em 2018, em Belém do Pará, nossa equipe de reportagem fez um belíssimo webdocumentário e também um infográfico, que pode ser visto no endereço: www.a12.com/cirio

Se preferir, assista logo abaixo o webdocumentário na íntegra.

:: Acesse a12.com/padroeira e saiba tudo sobre a Novena e Festa da Padroeira deste ano

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...