Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 18 MAI 2018 - 13H09

Missões Redentoristas: A Missão da Visitação

O POVO DE DEUS EM MISSÃO: 
Missão nas Famílias ou Missão da Visitação 

Buscando a formação apostólica dos Grupos de Base como são chamados os Setores Missionários de uma comunidade que está sendo evangelizada, as Santas Missões Redentoristas realizam uma Ação Missionária que vai crescendo, fase por fase, etapa por etapa, até que todo o povo de uma paróquia ou de uma comunidade que está sendo missionada seja atingido por ela.

Levantamento Socio-Religioso realizado antes das visitas

Para isso, a segunda fase das Missões Redentoristas, é realizada nas famílias que formam a comunidade. Isto se dá pela criação de uma espiritualidade apostólica através da oração, da reflexão bíblica, pela troca de experiências e pela amizade que vai crescendo entre os vizinhos e membros de um mesmo Setor Missionário.

É interessante a gente perceber que as Santas Missões, na forma como hoje estão organizadas e seguindo uma linha mestra baseada no Querigma Missionário, vão se desenvolvendo fase por fase, etapa por etapa para ajudar o Povo de Deus a assumir sua vocação de discípulos missionários. 

Missão da Visitação

Leia MaisO desafio de evangelizar uma grande cidadeFundamentação Bíblica e Teológica da MissãoDurante esta etapa que tem a duração aproximada de um mês, com a coordenação de uma irmã missionária e com a supervisão do Missionário Redentorista Coordenador, contando ainda com o acompanhamento do seu pároco, a paróquia é organizada, dando os primeiros passos na Ação Missionária. Para isso se faz a sua divisão em comunidades e estas, por sua vez, em Setores Missionários, formados pelas famílias que moram mais próximas, numa mesma rua ou num mesmo quarteirão. Também os prédios e condomínios verticais ou horizontais são setorizados.

Para cada Setor Missionário é convocada uma equipe de animação formada ao menos por um Coordenador Missionário e por alguns auxiliares.

Foto de: arquivo. 

Irmãs Teresa e Rita que atuam desde a primeira fase das Missões Redentoristas

Irmas Rita e Teresa atuam
desde a primeira fase. 

Depois de uma visita da Equipe Missionária a todas as comunidades, com a distribuição dos subsídios que serão utilizados na segunda etapa das missões, e com a formação dos evangelizadores, através de um tempo de capacitação os evangelizadores são preparados para a ação apostólica entre as famílias de seu setor. Este tempo de formação é muito importante e dele devem participar todas as pessoas convidadas pois assim já vai se criando um "clima de missão" na comunidade e na paróquia. 

Visita às Comunidades:

Esta visita às comunidades é de grande importância por ser o primeiro contato do missionário com o povo da comunidade que está sendo evangelizada, uma vez que é a primeira impressão e a primeira evangelização. Nesta visita se faz também o acerto dos últimos detalhes para a terceira fase e se colhe as informações tão necessárias para o bom andamento das missões, a partir de um conhecimento particularizado de cada comunidade. 

Tempo de Formação:

Foto de: arquivo. 

Dia de Formação durante a fase da Missão da Visitação

Dia de formação com lideranças:
unidos para a missão. 

Para o dia ou noite de formação são convidados todos os coordenadores, auxiliares e outras lideranças da comunidade. Todos são recepcionados e acolhidos com afeto, sabendo-se que "Acolher bem tmbém é evangelizar".

Através de momentos distintos, com um tempo para oração e com a realização de dinâmicas de formação e reflexão, se cria um ambiente fraterno, pois todos, independente de sua diferenças estão unidos para a missão. 

Missão nas Famílias

Noite por noite, dia por dia, os grupos vão se encontrando, experiências vão sendo trocadas e um relacionamento fraterno vai surgindo entre as famílias do setor, graças ao conhecimento, ajuda mútua e amizade.

No tempo da Missão nas Famílias, a comunidade se autoevangeliza e cada setor se torna um foco de serviço e cada evangelizado um novo evangelizador, num significativo efeito multiplicador. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação das Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...