Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 05 ABR 2018 - 09H35

Missões Redentoristas em Vila Aricanduva (SP): um projeto em construção

Arquivo.
Arquivo.
Registro da segunda fase das missões.

Santas Missões Redentoristas – Um projeto em construção!

Entre os dias 06 a 22 de abril, acontece a Terceira Fase das Santas Missões Redentoristas na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Vila Aricanduva, em São Paulo. O bairro se localiza numa forma de triângulo, entre as avenidas Aricanduva e Radial Leste, num complexo de quase 50 mil habitantes, entre casas e um complexo de “arranha-céus”.

A instalação da paróquia se deu no ano de 1940 e atualmente pertence ao Setor Esperança da Diocese de São Miguel Paulista. A paróquia já teve a graça das Santas Missões Redentoristas, na ocasião da grande ação missionária que envolveu toda a cidade de São Paulo nos anos 60. A estrutura da paróquia é boa, mas é formada apenas pela igreja matriz enquanto lugar de encontro e celebração com o povo. O desafio agora “será o de ir mais além, encontrando outros espaços de encontro e de vivência da fé desse bom povo da Vila Aricanduva”, como nos conta o Missionário Redentorista, padre Carlos Alberto, coordenador das missões.

Tendo em conta este grande desafio, no ano de 2017, na reunião com os párocos realizada em Aparecida foi apresentado o projeto da agenda missionária para a realização das Missões na Paróquia São Pedro, com a reserva de algumas datas. No início de 2018 foi feita a apresentação da Irmã Missionária Jucilene, das Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino. Também aconteceu um encontro com as lideranças da paróquia para apresentação do projeto da Primeira Fase das missões. Nas missas celebradas na comunidade foi feito o anúncio missionário para o tempo das missões de 2018, motivando as pessoas para a graça das Santas Missões Redentoristas. Daí por diante, a Irmã Missionária organizou com as lideranças as visitas às casas e edifícios para o levantamento sócio-religioso e formação dos Setores Missionários.

:: Conheça a Estratégia Missionária Redentorista

Leia MaisDia de Formação marca início de etapa missionária em São Manuel (SP)Monte Carlo (SC) recebe missões redentoristas em meio a desafios pastoraisParóquia da Zona Sudeste de São Paulo recebe as Santas Missões RedentoristasNa Pré-Missão, realizada entre os dias 24 a 26 de fevereiro de 2018, os Missionários Redentoristas retornaram à paróquia para mais um passo das missões. Nesta visita, além dos Setores Missionários foram organizados os centros missionários. “Diferente de outros lugares, na Paróquia São Pedro o maior desafio foi a realização do levantamento sócio-religioso, pois o medo, a insegurança e o corre-corre da grande cidade são grandes empecilhos. Entretanto, conseguimos encontrar espaços celebrativos durante a visita missionária”, conta padre Carlos Alberto. 

A tarde de formação realizada com as lideranças da Paróquia fez a sensibilização das lideranças, coordenadores e auxiliares para a metodologia missionária. Depois disso, a missa do Envio Missionário marcou o início do tempo de evangelização das famílias. “Os relatos que nos chegam são muito promissores, pois houve boa participação neste tempo, e o povo foi se empolgando com as reflexões propiciadas pelo livro Missão nas Famílias”, afirma o coordenador.

Entre os dias 06 a 22 de abril acontece a Terceira Fase das Santas Missões Redentoristas. Além da Matriz, as atividades acontecerão em cinco centros missionários que escolheram como patronos: Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Comunidade São José, Comunidade Nossa Senhora das Graças, Comunidade Santo Expedito e São Vicente de Paulo e Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

No contexto urbano, esses centros missionários se transformam em espaços conquistados para a celebração da fé e da vida do povo. Ficando como um legado das Missões para a paróquia.

Pe. Carlos Alberto Pereira, C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...