Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 26 JUL 2018 - 11H54

Santas Missões se aproximam do "Novo Oeste Paulista"

Reprodução.
Reprodução.

Ouro Verde já está em Missão!

Os Missionários Redentoristas padre Carlos Alberto, coordenador da Missão, e Irmão Alan, estiveram em Ouro Verde (SP), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida para apresentar a Irmã Missionária Rita Maria das Missionárias de Cristo, para iniciar o trabalho de organização para as Santas Missões Redentoristas que acontecerão em sua terceira fase entre os dias 06 e 23 de setembro de 2018.

Foi um final de semana intenso, com reunião com as lideranças e com celebrações na paróquia. Na primeira reunião havia em torno de 200 pessoas participando, com uma boa presença das lideranças de todas as comunidades da paróquia. O pároco, padre Luiz Henrique está muito confiante por um bom trabalho missionário, tendo em vista essa boa participação.

A cidade de Ouro Verde (SP) está situada numa região no estado de São Paulo conhecida como “Novo Oeste Paulista”, bem próximo à Dracena e Panorama, onde os redentoristas estiveram trabalhando por 10 anos.

A origem do nome do município está ligada ao cultivo do café, que alcançava grande valor na produção, gerando riqueza para os agricultores. Os habitantes se chamam “ouro-verdenses”.

Leia MaisEspiritualidade da visitação na missão redentoristaComo celebrar bem uma Missão Popular?Hoje a economia gira em torno da cana de açúcar e da pecuária. A grande maioria das pessoas vive do trabalho na Usina de Açúcar que está situada em Paulicéia. A cidade está próxima dos municípios de Santa Mercedes, Panorama, Junqueirópolis e Dracena. Está situada a 17 km a Sul-Oeste de Dracena, a maior cidade da região. Segundo o censo IBGE de 2016, a população total é de 8.386 habitantes.

A Paróquia não tem comunidades efetivas, pois tudo acontece nos onze grandes setores, formados em torno da Igreja Matriz. Cada Setor é acompanhado por uma pastoral e são bem dinâmicos. O que dificulta, é que alguns membros que acompanham os Setores nem sempre são moradores dos locais dos encontros.

Neste ano a Paróquia estará completando 60 anos de existência e as Santas Missões Redentoristas chegam para ajudar a Paróquia a se estruturar em grupos missionários e a suscitar novas lideranças que poderão acompanhar melhor o trabalho de evangelização.

A cidade é plana, cortada pela Rodovia Engenheiro Byron Azevedo Nogueira, que passa a ser Avenida Brasil no perímetro urbano, dando acesso para a cidade de Panorama. No cruzamento desta avenida movimentada com a Avenida São Paulo se localiza a Igreja Matriz, que é grande, com capacidade para 400 pessoas sentadas. A praça está localizada do outro lado da avenida.

O Pároco, padre Luiz Henrique está há três anos administrando a paróquia. Neste tempo, reformou o salão paroquial, construiu a casa paroquial e está fazendo a reforma da Igreja Matriz. As missas neste tempo estão acontecendo no salão paroquial, que tem capacidade para 300 pessoas e ficou bem ornamentado para os atos litúrgicos.

O que encontramos na primeira visita missionária foi uma paróquia sendo revitalizada, com um povo bom, piedoso e bem engajado na vida paroquial. É claro, também vislumbramos os desafios. As Missões Redentoristas ajudarão a buscar um olhar mais para lá no território paroquial. “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em Comunidade”.

Pe. Carlos Alberto Pereira, C. Ss.R.
Coordenador da Missão


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...