Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 03 JUL 2018 - 10H04

São Paulo e Minas Gerais recebem Santas Missões Populares


Unidos em Cristo, com Maria, viver e crescer em comunidade. É com esse lema que as Missões Redentoristas, ou popularmente conhecida como Santas Missões Populares Redentoristas, estarão neste mês com seus trabalhos missionários em três cidades: nas mineiras Três Corações e Varginha e na paulista Ouro Verde. 

As Santas Missões são um tempo excepcional de evangelização. É uma  pastoral extraordinária, pois se diferencia das atividades comuns de uma paróquia. Ela se volta para uma evangelização intensa e para a constituição das comunidades eclesiais e trabalha para que comunidade paroquial seja, mais ativamente, sinal do Reino de Deus.

Padre José Inácio de Medeiros, superior provincial dos Redentoristas de São Paulo, fala-nos sobre as etapas/fases das Santas Missões:

1ª Fase: Missão da Organização – “É a preparação da paróquia que já está vivendo as Santas Missões. Esta é dividida em comunidades, as quais, por sua vez, são organizadas nos setores missionários, que são grupos de famílias, escolhidas por critérios de proximidade, para vivenciar depois as Santas Missões em família. Nesta etapa, contamos com a colaboração de irmãs missionárias de outras congregações religiosas. São elas que visitam a paróquia, organizam as comunidades, fazem um levantamento sociorreligioso, para conhecer com mais exatidão não só a população de cada comunidade, mas também os principais desafios sociais e religiosos que vão incidir, depois, na evangelização”.

2ª Fase: Missão nas Famílias – “Nesta fase, os setores, os grupos de famílias já estão organizados. É o tempo de evangelização família por família e também a missão da visitação. Às vezes, pessoas ou famílias que estavam muito tempo longe da comunidade acabam voltando. A pastoral da visitação é um dos pontos fortes das Santas Missões”.

3ª Fase: Tempo forte de evangelização nas comunidades – “Com a presença da equipe missionária é o Tempo forte de evangelização, com atividades voltadas para todos os grupos humanos (crianças jovens, adultos e idosos); escolas e obras sociais são visitadas. É um trabalho que envolve toda a população da paróquia”.

4ª Fase: Perseverança na caminhada missionária – “É o tempo em que os setores e as comunidades continuam sua caminhada. Os missionários se propõem a voltar à cidade/paróquia em um prazo de seis meses a um ano, para um trabalho de animação missionária”.

As Santas Missões em Três Corações (MG), Varginha (MG) e Ouro Verde (SP) terão seus trabalhos concluídos entre os meses de agosto e setembro. Para o segundo semestre estão previstas missões em Itaquera (São Paulo-SP) e Jundiaí (SP). 

Fonte: Jornal Santuário/André Somensari

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...