Por Luana Correa Em Missões Atualizada em 03 AGO 2017 - 12H12

Missões Redentoristas, quem somos?

quem somos grande

Somos um grupo dedicado a viver e anunciar a Copiosa Redenção de Jesus Cristo, Santíssimo Redentor, conforme o ideal de Santo Afonso Maria de Ligório. Missionárias e missionários redentoristas que auxiliam a Pastoral Ordinária. Nossa missão é ser um “reforço” para a pastoral local formada pela paróquia e por suas comunidades. Preocupamo-nos em motivar, fomentar e provocar a boa reação evangélica e comunitária no momento em que se organiza ou se desenvolve a Ação Missionária.

O nosso lema é: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade!”. E ele é o resumo mais completo de nossa missão: continuar o Redentor, sob a proteção do olhar materno de Maria, por meio de nossas comunidades eclesiais, assumindo os mais pobres e abandonados como destinatários preferenciais na evangelização!  

As equipes missionárias, coordenadas pelo Conselho Missionário, são formadas por padres, irmãs e irmãos missionários e leigos missionários. 

Padres

Todos realizaram o curso completo que se exige para a Ordenação Sacerdotal. Todos foram preparados para a esta missão por um curso de Capacitação Missionária. Seu serviço principal está na pregação da Palavra, na celebração dos Sacramentos, na orientação da religiosidade popular, no encaminhamento das comunidades e no atendimento pessoal e aconselhamento. 

Irmãos

A Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) tem um espaço muito especial para os que são chamados de Irmãos. São religiosos, fazem os mesmos votos que os padres, vivem em comunidade e na mesma comunidade em que os padres vivem. Não recebem a Ordenação Sacerdotal, por isso não exercem o Ministério Sacerdotal, no que diz respeito aos sacramentos. Como missionários são preparados no mesmo nível dos padres para que possam exercer esta missão. 

Irmãs Missionárias

São religiosas pertencentes a algumas congregações, atuando em sintonia com os Missionários Redentoristas, na preparação e realização das Santas Missões. Realizam um importante trabalho de base, fazendo a abertura de caminhos para a Missão. Realizam o primeiro contato com o povo da comunidade local e ajudam na organização e funcionamento dos setores e comunidades. 

Leigos Missionários

São a base da Ação Missionária. Formam, liderando os Setores Missionários e as comunidades eclesiais durante todo o processo da Ação Missionária e, de modo especial, durante o tempo de evangelização nas famílias. Coordenam as pastorais, serviços e Ministérios nas paróquias. Os missionários leigos das paróquias e comunidades atuam, num processo de complementariedade com o grupo redentorista que é subsidiário, ou seja, vem de fora para animar os missionários leigos em seu compromisso.

14 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Fernanda comentou:

Gostaria de sair em missoes. Como faço pra ingressar nesse maravilhoso trabalho?

respondeu:

Olá, Fernanda! Há muitas maneiras de participar das Missões Redentoristas, precisaríamos entender melhor qual a sua vontade para indicar o melhor caminho. Se é, por exemplo, como leiga atuante nas missões ou como religiosa. Vamos entrar em contato com você por email para tentar entender como você gostaria de contribuir nas missões.

Adriano Miranda comentou:

Boa tarde, como eu posso tornar-me um Irmão Redentorista e trazer a Missões Redentoristas aqui na minha cidade.

respondeu:

Adriano, vamos responder cada pergunta separadamente pois são coisas diferentes. Para ser um Irmão Missionário você precisa primeiro iniciar um acompanhamento vocacional para, posteriormente, poder ingressar no seminário para a fazer formação. Vamos entrar em contato por email para explicar melhor.
Quanto à levar as Missões para sua cidade, você pode conversar com o pároco pois é preciso dessa aprovação. Caso ele deseje a realizar as Santas Missões Populares Redentoristas em sua paróquia, deve fazer o pedido por escrito e encaminhar para o conselho missionário. Todos os detalhes estão nesse link: http://www.a12.com/redentoristas/missoes/pedido-de-missao-redentorista

Edvalda comentou:

Paz. E alegría. A todos

Maria Augusta comentou:

Olá boa noite!

Gostaria de saber, como posso ser uma leiga missionária redentorista?

respondeu:

Maria Augusta, os leigos são muito importantes em nossa missão redentorista, especialmente nas Missões Populares. Neste período, são convidados a atuar diretamente na evangelização nas paróquias e comunidades. Além disso, algumas de nossas paróquias redentoristas contam com grupos leigos que desenvolvem atividades durante o ano e tem formação continuada.

Vamos passar o seu contato para os responsáveis pelo grupo de leigos.

Victor Hugo Dias comentou:

Quero muito ser padre missionario gostaria de saber com quantos anos entram para o seminário pois so tenho 12 anos e se e preciso finalizar a escola ou se tem curso propio

respondeu:

Victor Hugo, para ingressar no seminário você precisará completar completar pelo menos o ensino fundamental. Mas não desanime, você pode fazer o acompanhamento vocacional e participar dos encontros vocacionais conosco. Temos outros jovens como você que participam! Vamos entrar em contato com você para te conhecer melhor e para explicar como funciona este processo vocacional na Congregação Redentorista.

Boa noite! Como faz para ser uma missionária redentorista? comentou:

Achei interessante o trabalho de vocês

respondeu:

Olá! Algumas congregações femininas partilham do Carisma Redentorista e atuam junto conosco em diversas atividades e pastorais. O promotor vocacional entrará em contato com você por email para te orientar melhor.

Rafa Nasccimento comentou:

Boa Tarde. Como se faz para ser um Leigo Missionário ?

respondeu:

Rafa, sempre que há uma Missão Redentorista, os leigos da paróquia são convidados a serem suporte para a realização das atividades. Atuam nos mais diversos setores da missão, do início ao fim. São a base da Ação Missionária, liderando os Setores Missionários e as comunidades eclesiais durante todo o processo e, de modo especial, durante o tempo de evangelização nas famílias.

Lourdes Aguiar comentou:

Moro em emelino matarazzo na qual veio 7 padres redentorista na qual fiquei muito feliz e enriqueceu o conhecimento sobre tudo de nossa igreja e a intercessão de nossa senhora em ter um padre com este carisma nos ensinando amar a crist e nosso irmão sou da comunidade são Tiago

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luana Correa, em Missões

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.