Por Luana Correa Em Redentoristas

Modelo de Vida Redentorista

A vocação à Vida Redentorista é essencialmente um chamado à Vida Missionária.

As diferentes maneiras de ser missionário não são definidas na ordem de maior eficácia missionária, mas revelam a variedade de dons que, assumidos e congregados, colocam-se à serviço da grande obra da Redenção.A Congregação do Santíssimo Redentor é um instituto religioso chamado a continuar a missão de Jesus Cristo.

Ela congrega primeiramente homens que por meio da profissão religiosa (votos de pobreza, castidade, obediência e perseverança) se dedicam à Evangelização, como Missionários Redentoristas. Portanto, a profissão religiosa é o ato que define toda a vida missionária dos Redentoristas. 

Entre os Missionários Redentoristas existem aqueles que exercem o ministério ordenado como diáconos, sacerdotes e bispos, como foram Santo Afonso de Ligório e São Clemente Maria. E existem aqueles que assumem muitos outros serviços missionários mantendo, porém, a sua identidade laical. São os Irmãos Redentoristas, como São Geraldo Majella. Todos são plenamente Missionários Redentoristas.

Contudo, a Família Redentorista abrange ainda mais gente do que apenas aqueles que são consagrados dentro da Congregação. Ela integra todas as pessoas que vivenciam a Espiritualidade do carisma redentorista. Como membros desta Família, temos primeiramente a Ordem do Santíssimo Redentor, formada pelas Monjas Redentoristas, que são de vida contemplativa.

Existem, além delas, diversas Congregações de Irmãs Religiosas que são vinculadas ao nosso carisma missionário como as Oblatas do Santíssimo Redentor, as Mensageiras do Amor Divino, as Irmãs da Copiosa Redenção, as Filhas de Nossa Senhora de Fátima e inúmeros outros institutos em diversos países.

O Superior Geral confere ainda o diploma de Oblato Redentorista a leigos, religiosos e clérigos que ao longo de muitos anos têm participado de nossa vida missionária. Tornam-se membros da Congregação por um tipo de adoção espiritual.

E, por fim, cada unidade da Congregação pode admitir colaboradores leigos de nosso apostolado, de maneira permanente ou temporária. Estes são conhecidos como Leigos Missionários Redentoristas ou Leigos do Santíssimo Redentor.Para todos, a experiência de fé se fundamenta na certeza de que “Em Jesus, a Redenção é copiosa!” e que vale a pena “Dar a vida pela abundante Redenção!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luana Correa, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.