Por Daniel Siqueira Em Notícias Atualizada em 28 OUT 2020 - 09H39

A chegada dos Missionários Redentoristas a Aparecida

A chegada dos Missionários Redentoristas a Aparecida é envolvida de muita emoção e expectativa. O fato aconteceu na noite do dia 28 de Outubro de 1894. 

O trem dos pioneiros alemães chegou por volta das 22 horas e uma banda de música animava a multidão que aguardava na estação ferroviária de Aparecida. Os padres e irmãos que vinham da Alemanha foram saudados calorosamente pela multidão.

Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Pioneiros alemães que chegaram em Aparecida em 1894


:: O significado da Redenção para os Redentoristas

Faziam parte deste grupo os padres Lourenço Gahr e José Wendl e os Irmãos Estanislau, Rafael e Simão. Acompanhavam ainda os padres Gebardo Wiggermann, superior da Missão e padre João Batista Spath, que posteriormente iriam para Goiás, e o padre Claro Monteiro do Amaral então vigário do Santuário de Aparecida.

Após serem recebidos na estação foram conduzidos e acompanhados pela multidão até a casa do tesoureiro do Santuário, o senhor João Maria de Oliveira César para o jantar. Depois foram para duas pequenas casas ao lado do Santuário que foram adaptadas para servir provisoriamente de residência dos padres.

No outro dia, pela manhã, os Missionários recém-chegados foram conhecer o Santuário e a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, a qual milhares de pessoas rogavam graças. Ao entrarem no Santuário foram tomados de grande alegria e emoção, pois a pequena imagem de Nossa Senhora lembrava a Virgem Negra do Santuário de Altötting, onde por muitos anos os redentoristas bávaros tinham trabalhado.

Depois de conhecer o Santuário celebraram a missa e rezaram aos pés da pequena imagem pedindo que abençoasse a nova missão.

Nos dias seguintes, mesmo sem dominar o português começaram a celebrar missas, atender confissões, celebrar os sacramentos, entre outras atividades. Em pouco tempo já estavam acostumados ao jeito dos brasileiros e aos poucos iam aprendendo a língua. Passaram a ser chamados de missionários de capela e missionários de Aparecida, e se tornaram muito queridos pelos aparecidenses e romeiros.

Os Missionários Redentoristas, desde os alemães até os brasileiros que assumiram posteriormente esta missão, fizeram de Aparecida um lugar privilegiado de evangelização, de devoção e de fé, e o Santuário da Rainha e Padroeira do Brasil.

Leia mais: 

:: Guardiões da Imagem da Padroeira do Brasil

:: CSsR: o que esta sigla significa?

:: Os missionários da Baviera: de Altötting para Aparecida

:: Saiba mais sobre a História dos Redentoristas no Brasil

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Daniel Siqueira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...