Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 05 MAR 2018 - 09H22

COMIRE prepara Congresso de Comunicadores Redentoristas


A cidade de Recife recebeu neste fim de semana os representantes (vice) provinciais da Comissão de Mídias Redentorista (COMIRE) para um encontro de definição da programação do Primeiro Congresso de Comunicadores Redentoristas do Brasil. O encontro, que aconteceu no Convento da Madalena, contou com os representantes da COMIRE e com a presença do provincial da Unidade de São Paulo, padre José Inácio de Medeiros.

O objetivo principal desse encontro, o sétimo dessa comissão, foi estruturar os detalhes finais para o Congresso de Comunicadores que deverá acontecer em junho desse ano de 2018 em Aparecida.

O tema do encontro vem em consonância direta com o tema escolhido para o sexênio da congregação desde o último Capítulo Geral 'Comunicação Redentorista em um Mundo Ferido: evangelizar nas novas fronteiras da mídia'.

“Queremos marcar o ano de 2018 com a discussão sobre a história das mídias na evangelização redentorista e como potencializá-las para ajudar este mundo ferido por tantas misérias”, afirma padre Inácio ao comentar o tema do congresso. “Temos que atualizar nossa linguagem e os modos como nos relacionamos com tantos e tão complexos modos de comunicação que hoje permeiam a vida da sociedade”, completa.

Padre Evaldo Souza, coordenador do COMIRE e um dos responsáveis por organizar o encontro, acredita que o congresso deverá oferecer ferramentas práticas para o dia a dia das atividades de comunicação das frentes pastorais redentoristas em todo o país. “O grupo pensou em trabalhar com grandes temas, mas também organizar oficinas temáticas que possam oferecer subsídios para as comunidades criarem, por exemplo, uma webtv ou até mesmo melhorar o alcance das redes sociais”. Unir prática e reflexão foi um dos argumentos defendidos também por padre Rosivaldo, missionário da unidade da Bahia, que entende a carência de nossos leigos em fazer um trabalho de comunicação de qualidade. “Neste ano do laicato sonhamos em trazer para o congresso leigos e leigas que trabalham em nossas pastorais e fortalecer neles o amor pela comunicação e o uso correto das ferramentas”.

O encontro ainda contou com a presença da jornalista Simone Oliveira, profissional do grupo Globo de rádios e assessora de imprensa do Santuário do Morro da Conceição. Ela partilhou sua experiência de ajudar a pautar assuntos religiosos na mídia secular e de como é frágil o conhecimento dos jornalistas sobre assuntos de religião. “Temos que entender que as pessoas não são mais educadas em ambientes de linguagem religiosa e por isso, quando falamos de religião na mídia, temos que usar linguagem simples e muito explicativa”, afirma a jornalista ao dizer que nem mesmo as coisas mais óbvias da fé católica são claras para o povo.

Por fim o grupo concelebrou a eucaristia na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, encerrando agradecidos mais um encontro.

Veja fotos do encontro: 


3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...