Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 31 OUT 2018 - 10H27

Conheça alguns números da Província Redentorista de São Paulo



Os missionários redentoristas chegaram ao Brasil há 124 anos. Em 1894, os religiosos vindos da Alemanha começaram a trabalhar em Aparecida (SP) e Trindade (GO), mas só no ano de 1944 foi instituída a primeira Província Redentorista do Brasil, a Província de São Paulo.

As primeiras profissões religiosas da Província de São Paulo aconteceram no dia 25 de fevereiro de 1908, para os Padres Oscar Chagas, José Benedito, Orlando Lino e José Lopes. De lá para cá, quase 800 confrades professaram na Congregação pela Província Paulista.

Com 73 anos completados em 2017, a Província de São Paulo conta hoje com 192 confrades, incluindo os bispos e os que estão ausentes da Província por alguma razão. São 140 padres e 28 Irmãos atuando em diversas funções. Além disso, 17 estudantes missionários, 05 bispos e, em 2017, as casas de formação iniciaram o ano com cerca de 80 seminaristas

Os missionários residem nas 21 casas da Província; casas essas que são organizadas como 19 comunidades. Dentre essas casas, 10 são dedicadas ao trabalho de formação. A questão social é uma importante preocupação da Província de São Paulo. Atualmente, 8 Centros de Assistência Social (CAS) estão espalhados pelo Estado e um outro deles está em Sacramento (MG). Nesse trabalho social, o número de atendimentos em 2016 chegou a 166,5 mil.

A atuação pastoral e missionária dos redentoristas também está presente em 3 santuários: Santuário Nacional de Aparecida (SP), Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista (SP) e Santuário São Geraldo Magela, em Sorocaba (SP).

A Santas Missões Populares são uma das atividades mais antigas da Província de São Paulo. Atualmente, 03 equipes de missões percorrem o Brasil, anunciando com a alegria o Santíssimo Redentor. Em 2017, a realização da Missão Provincial de Aparecida atingiu 18 paróquias e mais de 100 comunidades eclesiais.

O trabalho da Província dos Redentoristas também se estende a Paróquias e Igrejas. Atualmente, 10 paróquias no Estado de São Paulo contam com a presença do trabalho missionário redentorista:

  •  Nossa Senhora Aparecida, Aparecida-SP
  • Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jd. Paulistano-SP
  • Nossa Senhora das Dores, Miracatu-SP
  • Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São João da Boa Vista-SP
  • Menino Jesus, Diadema-SP
  • Santo Afonso, Campinas-SP
  • Nossa Senhora da Esperança, Sapopemba-SP
  • Senhor Santo Cristo, Tiradentes-SP;
  • São Geraldo Majella, Sorocaba-SP;
  • Nossa Senhora Auxiliadora, Santa Bárbara d’Oeste-SP.

Também há 02 Igrejas não-Paroquiais:

  • Santa Terezinha, Tietê-SP
  • Santa Cruz, Araraquara-SP

Uma particularidade forte da província de São Paulo é a atuação nos meios de comunicação. Atualmente, 07 veículos são administrados pelos missionários redentoristas de São Paulo:

A Província de São Paulo se configura como a 2ªmaior da América Latina, estando atrás apenas da Província de Bogotá em número de confrades e de comunidades.

11 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...