Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 30 MAR 2020 - 14H25

Saiba como rezar a Novena do Perpétuo Socorro

Reprodução
Reprodução

A Novena Perpétua é uma das práticas de fé ligadas à devoção ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é uma forma de fazer o anúncio da redenção, do amor de Deus, através da mensagem do ícone. 

:: Acesse a página especial sobre a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

:: Oração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para Covid-19

A denominação "novena perpétua" vem do fato de que as orações que fazem parte dessa devoção são rezadas num determinado dia da semana, mas em todas as semanas do ano, ininterruptamente. Em alguns lugares, a novena acontece na terça-feira, em outros lugares, na quarta-feira. 

Leia MaisOrações a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pio IX, o papa devoto da Mãe do Perpétuo Socorro3 pedidos de São João Paulo a Nossa Senhora do Perpétuo SocorroA tradição de celebrar a novena perpétua tem mais de oitenta anos. Começou em 1922, na Província Redentorista de São Luis, nos Estados Unidos anos depois de receberem a responsabilidade de cuidar desta devoção mariana. Papa Pio IX entregou o ícone aos cuidados dos Missionários Redentoristas em 1866. 

:: A simbologia do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Outro aspecto que podemos agradecer a Deus é o fato desta oração ser perpétua. Ou seja, não é temporária, não tem um tempo estipulado, não tem fim, e isso é uma graça na nossa vida de Igreja. 

No Brasil, são diversas as localidades onde essas novenas são rezadas semanalmente. Confira neste mapa as igrejas e santuários redentoristas dedicados à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Brasil.

Aprenda a rezar a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 

Como fazer a Novena:
1) Recolher-se em oração, em casa ou na Igreja;
2) Fazer o pedido da graça que deseja alcançar;

Iniciar a Novena:

1) rezar a oração de cada dia (abaixo);
2) praticar a boa obra de cada dia, ou trocar por outra mais conveniente.

Primeiro dia:

Leitura bíblica: “Eis aí a sua mãe”. (Jo 19,27)

Oração:
Bondosa Mãe do Perpétuo Socorro, que experimentastes as angústias da vida, acolhei o meu pedido. Sois a mãe e tendes o desejo de socorrer a todos, aqui está alguém que é pecador, mas que recorre a vós. Bondosa mãe, socorrei-me sem demora. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias.

Praticar: fazer uma oferta a uma obra de caridade. 

Segundo dia:

Leitura bíblica: “Meu espírito se alegra em Deus”. (Lc 1,47) 

Oração: Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-me a ser sempre de Deus. Tudo passa como vento, Deus permanece. Eu quero ser de Deus e por isso vos suplico: socorrei-me nesta vida, ajudai-me a não perder Deus nos sofrimentos e necessidades. Bondosa mãe, aumentai minha fé, confiança, e socorrei-me com vosso amor. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias.

Praticar:
realizar em casa, um trabalho com amor.

Terceiro dia:

Leitura bíblica:  “Seja feita a vossa vontade”. (Mt 6,10)

Oração: Bondosa Mãe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, compreendestes e sempre fizestes o que Deus queria, afastai de mim a dureza de coração, o orgulho, o egoísmo de só pensar em mim. Ajudai-me, bondosa mãe, a seguir a vontade de Deus e concedei-me a graça que vos peço. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias.

Praticar:
antes de dormir, agradecer a Deus por tudo que aconteceu no dia.

Quarto dia:

Leitura bíblica:  “... a mim o fizestes”. (Mt 25,40)

Oração: Mãe de Jesus e minha mãe, dai-me um coração para ajudar o próximo, misericordioso para perdoar sempre, humilde e manso para carregar e suportar suas fraquezas. Jesus disse que sempre faço a ele, aquilo a que faço aos outros, por isso, ajudai-me a melhor amar Deus e a meus irmãos. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, socorrei-me na graça que vos peço. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. 

Praticar: oferecer uma doação para uma pessoa necessitada. 

Quinto dia:

Leitura bíblica: “Estarei no meio de vós”. (Mt 18,20)

Oração: Bondosa Mãe, como vós vivestes com Jesus e José, em casa? Concedei-me amar meus irmãos e aceitar acada um no seu jeito de ser. Dai-nos a paz, compreensão, bondade, alegria para que o espírito de jesus permaneça conosco. Bondosa Mãe, pedi a ele por todos nós. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias.

Praticar:
visitar alguém, se possível, um doente.

Sexto dia:

Leitura bíblica: “Vinde a mim, eu vos aliviarei”. (Mt 11,28) 

Oração: Pode a Mãe de Jesus esquecer o filho? Eu sei, ó Maria, que não nos esqueceis, mas tenho medo de eu me esquecer de vós. Peço-vos nunca perder Deus, nem a Fé, e sempre em vós. Ó Maria, feliz de quem vos conhece e a vós recorre, como o filho à sua mãe. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias.

Praticar:
rezar por alguém em uma igreja. 

Sétimo dia:

Leitura bíblica: “Faça-se segundo tua Palavra”. (Lc 1,38)

Oração: Maria, sempre fizestes tudo o que Deus vos pediu. Para que eu também seja assim, ajudai-me a ouvir a Palavra de Deus, meditar, viver o que Jesus ensinou. Atendei meu pedido nesta novena, e não deixeis que eu fique acomodado à vida. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias.

Praticar:
fazer a leitura do evangelho de Lucas 1,39-56 e refletir. 

Oitavo dia:

Leitura bíblica: “Olhou para a humildade de sua serva”. (Lc 1,48) 

Oração: Minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quantas vezes me torno orgulhoso, vaidoso, confiante nas coisas que passam. Tudo isso pode ocupar o lugar de Deus em meu coração. Maria, livrai-me desta tentação de trocar Deus pelas coisas da terra e descuidar da casa de Deus em mim. Bondosa Mãe, socorrei-me com a graça de Jesus. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias.

Praticar:
ouvir, conversar com atenção e bondade, por exemplo, com um idoso.

Nono dia:

Leitura bíblica: “Maria meditava em seu coração”. (Lc 1,48) 

Oração: Quantas vezes, ó Maria, meu coração fica triste, atribulado, cheio de dúvidas, e angustiado. Isso acontece porque não me recolho no silêncio da oração, e nem procuro ver o que Deus quer de mim. Não sei escutar Deus. Maria, peço-vos a graça de acreditar que Deus me ama sempre, mesmo na dor. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias.

Praticar: escolher passar o dia alegre, não se deixar aborrecer.  

Para finalizar a Novena reze uma dessas orações a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Orações a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

:: Conheça a história do ícone milagroso que foi roubado, esquecido e ganhou o mundo

Fonte: Livro 'História e Mensagem do Ícone' - União dos Redentoristas do Brasil

12 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...