Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 27 MAR 2019 - 10H59

A cidade mais católica do Estado de SP recebe as Santas Missões

santas missões, redentoristas, lagoinha, 2017, igreja matriz, cidadeA cidade de Lagoinha (SP) nasceu às margens do caminho dos tropeiros que transportavam o café da região para o porto de Ubatuba. O seu nome se deve a uma pequena lagoa que segundo a história, localizava-se onde hoje exsite o atual mercado municipal. Sua população estimada em 2004 era de 5.122 habitantes distribuídos numa área de 255,9 km².

Entre os seus atrativos turísticos como as muitas cachoerias existentes na região, ou como o atrativo da Festa do Divino, Lagoinha se destaca por ser conhecida com a cidade mais católica do estado de São Paulo, pois a quase totalidade de sua gente vive a fé católica.

Uma pergunta que se poderia fazer é esta: Essa gente precisa da graça das Santas Missões?

Precisa sim, para que aconteça uma continuada evangelização.

Neste ano em que todas as paróquias da Arquidiocese de Aparecida estão recebendo a graça das Santas Missões Redentoristas, também a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com todas as suas comunidades, vive intensamente este “tempo forte e especial de evangelização”.

:: Confira programação das Santas Missões na Arquidiocese de Aparecida

Em meados de fevereiro aconteceu uma tarde de formação da qual participaram cerca de 160 evangelizadores de suas 15 comunidades. Uma equipe de missionários encabeçada pelo Pe. Sebastião Marques, pelo Ir. Marcos Vilanova e pela Ir. Lúcia animou os missionários leigos para a segunda fase das missões que agora evangelizará as famílias de todas as comunidades.

Santas Missões em Lagoinha - SP

 

Para que as santas Missões

Foto de: arquivo

Cartaz das Santas Missões de 1985 em Lagoinha-SP

Cartaz das Santas Missões Redentoristas em Lagoinha (SP)
realizada em 1985.

Depois de 32 anos (1985) as Santas Missões Redentoristas voltam a acontecer com a finalidade de ajudar o povo de Deus a vivenciar o Ano Mariano Nacional, preparando-se de forma adequada para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, revigorando ao mesmo tempo o ardor missionário e a vivência da fé em comunidade.

O Pe. Roberto Lourenço, pároco de Lagoinha, junto com o Pe. Carlos Roberto que é o seu Vigário Paroquial fazem este convite não só ao povo de Lagoinha, mas de toda a região:

“No ano Mariano, jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Lagoinha (SP) convoca a todos os paroquianos para celebrar, comemorar e louvar a Deus e, com a Mãe Aparecida, colocar-se num caminho de fidelidade no seguimento de seu Filho Jesus Cristo, sendo discípulo (a) missionário. Seguindo os exemplos de Maria, queremos fortalecer nosso ardor missionário, sendo uma Igreja em Saída, Igreja Misericordiosa, que vai ao encontro dos irmãos para compartilhar a alegria do Evangelho. Desejamos ser uma Igreja, comunidade dos discípulos em Missão, convocados a “Viver e Crescer em Comunidade”.

E eles nos falam também da importância das Santas Missões Redentoristas: “Com as Santas Missões Redentoristas, na animação das comunidades, intensificaremos a participação e a comunhão na vida da Igreja, sempre tendo presente o exemplo e as lições que Nossa Senhora nos deixa para que por sua intercessão, no encontro com seu Filho, o Cristo Redentor, nós tenhamos vida plena”.

Quando março chegar

Já está programa a Terceira Fase das missões em todas as comunidades rurais e urbanas da paróquia, como assim se organizou.

De 16 a 19 de Março – Comunidades:
1. SANTA RITA - Bairro Santa Rita
2. NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Ponte Nova
3. SÃO JOSÉ OPERÁRIO - Mandutinho
4. SÃO JOSÉ - Porto
5. NOSSA SENHORA DAS DORES - Faxinal

De 20 a 22 de Março – Comunidades:
6. NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA - Ribeirão
7. NOSSA SENHORA DA ROSA MÍSTICA - Brejaúba
8. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Serra Negra
9. SANTA LUZIA - Pessegueiro
10. SÃO SEBASTIÃO - Macuco

De 23 a 26 de Março – Comunidades:
11. SÃO BENEDITO - Cristal
12. SÃO ROQUE - Paraitinga

De 27 a 30 de março – Comunidades:
13. SÃO BENEDITO - Morro Grande
14. NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - Sertãozinho

Em cada uma dessas comunidades haverá uma programação especial, com horários organizados conforme a sua realidade.

Na cidade, onde está a Comunidade Mãe da Paróquia Nossa Senhora da Conceição as atividades missionárias acontecerão de 23 de março a 02 de abril, acreditando que, com o resultado que as missões vêm alcançando em suas primeiras etapas haverá uma grande participação popular e muito fervor e vivência da fé.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...