Por Redação A12 Em Redentoristas

Afresco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em SP completa 50 anos

Afresco Perpetuo Socorro

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, abriga uma das obras mais belas e expressivas da arte contemporânea de São Paulo (SP): um misterioso afresco encomendado pela comunidade Redentorista que revela faces conhecidas da sociedade da época ao lado de padres, bispos e santos.

Concebido em função da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como medianeira e fonte inesgotável de auxílio e socorro, o afresco foi inaugurado em 13 de setembro de 1964. A obra é de autoria do famoso pintor romeno-franco-brasileiro chamado Sansor Flexor e levou seis anos para ser finalizada.

O conjunto das pinturas murais da igreja mede cerca de 300 metros quadrados e contém 196 personagens, divididos em blocos. À esquerda, a Igreja Militante é composta por um grande número de fiéis, devotos ilustres da comunidade paulistana e até mesmo um autorretrato do pintor.

Foto de: espacofairbanks.com.br

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Pela lateral direita, os santos formam a Igreja Triunfante; próximo ao altar, em ambos os lados, observa-se a cena do milagre da santa, ocorrido nas Filipinas; a Igreja Padecente, cujos olhares fixos e esperançosos se dirigem para a ábside do presbitério; e finalmente o altar-mor, em cuja cúpula reina a Nossa Senhora, ladeada pelos quatro evangelistas.

As pinturas “consistem numa extensa exposição de personagens que se orientam em direção ao grande centro, representado pela figura maior de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, determinados e dirigidos graças ao dinamismo das formas e linhas diagonais. Descobrem-se, portanto, não apenas as figuras humanas, mas os traços que as constroem”, de acordo com a professora e pesquisadora da USP Teresa Cristófani Barreto, no artigo “Retratar, retratar-se, ser retratado”.

Visite a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Rua Honório Líbero, 100 / em frente à praça Desembargador Manoel Gomes de Oliveira

Jardim Paulistano - Oeste

(011) 3083-0033

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...