Por Pe. Reinaldo Beijamim, C.Ss.R. Em Redentoristas Atualizada em 20 JAN 2020 - 11H41

Animação Missionária Redentorista: nossa família reza e participa!

Você já ouviu falar da Animação Missionária Redentorista? Ainda não? Esse trabalho nasceu por volta dos anos 80, feito pelos estudantes redentoristas durante a Teologia, que coloca em prática o conteúdo adquirido nos estudos e promove, desde o tempo de seminário, o fortalecimento dos trabalhos missionários da Província Redentorista de São Paulo. A animação missionária é uma missão popular, encabeçada pelos estudantes de teologia.

Equipe AMIRE
Equipe AMIRE
Missão oportuniza rica experiência pastoral dos junioristas com o povo!


Animação Missionária, objetivos, metas e organização

Qual é o objetivo central da Animação Redentorista?


A Animação é um trabalho extraordinário, um tempo especial de evangelização, e seu objetivo principal é suscitar a participação consciente e ativa da comunidade. Ou seja, levar a comunidade, por meio da vivência concreta da fé, a continuar a proposta do seguimento de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Esse trabalho acontece mediante o pedido escrito pelo pároco. Após aprovação dos estudantes, uma equipe é designada para preparar todas as fases que formam a Animação.

Hoje, a Animação Missionária Redentorista é conduzida pelos junioristas da Província de São Paulo e da Vice-província do Recife, acontecendo sempre no período de férias. Desse modo, a equipe de Animação tem o ano todo para preparar e organizar as fases iniciais.

1ª Fase: Conhecimento da paróquia a ser missionada, e percepção da expectativa do pároco e das comunidades. 

2ª Fase: Mobilização de todo o povo, colocando-o a par do trabalho. Fazer conhecer as lideranças e suscitar novas, bem como preparar os agentes coordenadores e auxiliares para cada setor nas diversas comunidades. Cada um desses coordenadores fica com dois auxiliares e com um número de 9 a 15 casas para preparar e rezar antes da Animação acontecer.

3ª Fase: Momento da formação cristã para todos os agentes que foram suscitados e da organização de alguns setores que ainda não estavam prontos.

4ª Fase: Envio missionário dos agentes. Cada coordenador leva a capelinha missionária de seu setor. Cada setor escolhe seu santo ou santa de devoção, que ficará na capelinha. É nessa fase que eles são enviados para rezar a novena nas casas em preparação da Animação.

5ª Fase: Terminada a novena, chega a fase da Animação. A paróquia, em festa, recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional, juntamente com os diversos missionários e missionárias que trabalharão nesse tempo forte de evangelização.

E quem participa da Animação?

Além dos junioristas, participam também alguns padres, freiras, seminaristas e leigos. Essa etapa da Animação tem programação para toda a semana e para todos os públicos. Durante toda a semana, temos celebrações de manhã e à noite, novenas, momentos de bênçãos à tarde, encontros com crianças e jovens. São dias para reavivar a Fé e o compromisso cristão de cada um, vivendo e crescendo em comunidade, para que assim possamos experimentar o amor de Deus. E algo muito próprio de nossa Animação são as visitas de casa em casa. São visitas fraternas, que pretendem animar principalmente aqueles que se encontram distante da comunidade. Buscamos, como o Papa Francisco, criar a cultura do encontro para “Unidos em Cristo, com Maria, viver e crescer em comunidade”.

A animação missionária redentorista nasce da inspiração de nosso fundador, Santo Afonso de Ligório, que sempre acreditou na força redentora de Jesus Cristo agindo no encontro com as pessoas, sobretudo as mais pobres e desamparadas.

Acompanhe o trabalho da Animação Missionária Redentorista na fanpage: https://www.facebook.com/animissioredentorista


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Reinaldo Beijamim, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...