Por Redação A12 Em Redentoristas

Arcebispo de Erbil no Iraque lança apelo humanitário

Com a expulsão dos cristãos de Mossul, no Iraque, a Arquidiocese de Erbil, se tornou um dos refúgios para milhares de pessoas. As famílias estão sendo alojadas nas igrejas e demais estruturas e vivendo em situações de precariedade com a escassez de água, alimento e energia elétrica. 

Foto de: CSSR Redemptoristi.

Arcebispo Bashar Warda, C.Ss.R.

Dom Bashar Warda foi nomeado
arcebispo caldeu de Erbil em 2010.

Diante da grave crise humanitária que se instalou na região, o arcebispo caldeu de Erbil, Bashar Warda, redentorista, enviou uma carta a todas as casas religiosas de sua congregação lançando um apelo humanitário.

“Como vocês certamente sabem por meio dos relatos da mídia, na cidade de Mossul, no norte do Iraque, foi tomada pelas milícias dos fanáticos e perseguiram os cristãos de modo que a comunidade cristã de Mosul e das aldeias periféricas foram dispersadas. A maioria deles se refugiou na nossa Diocese e, assim, mais de mil famílias na região de Mosul estão agora Ankawa, pedindo abrigo e proteção. Acolhemos esses irmãos e irmãs tão bem quanto possível. Muitas de nossas famílias partilham as casas com os parentes que escaparam da violência, enquanto outras pessoas estão espalhadas na região”, destacou.

Dom Bashar esclareceu ainda que as famílias devem permanecer por um período indeterminado na diocese. “Como comunidade cristã estamos sofrendo juntos, e tentamos nos preparar para acompanhar essas pessoas por um longo período. Tanto para as nossas famílias que emigram como para aquelas que permanecem no Iraque, a nossa preocupação atual é o seu bem-estar, além de esperar e rezar pela estabilidade e a paz de Cristo”, observou.

Dom Bashar Warda encerrou a mensagem esclarecendo que muitas famílias optam por ficar no Iraque porque “amam sua terra" e porque "acreditam que há um futuro” para o país.

O superior geral da Congregação do Santíssimo Redentor, padre Michael Brehl ao divulgar a carta reforçou o apelo do confrade.

“Por meio do Arcebispo Bashar, apresenta-nos uma oportunidade de responder de forma prática às necessidades dessas pessoas e peço para sejam generosos diante dessa crise, ajudando a Arquidiocese de Erbil, bem como toda a comunidade cristã, a atender as famílias dos refugiados, e, desde já agradeço a todos em seu nome, por esse gesto de generosidade”.

As informações com os números das contas para depósito bancário estão disponíveis no site da Congregaçãobem como a mensagem do superior geral e a carta do arcebispo na íntegra. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...