Por Redentoristas Em Redentoristas

Bispo redentorista é nomeado cardeal pelo Papa Francisco

william_tobinO missionário redentorista Joseph William Tobin foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco no último domingo (09). Dom Willian Tobin que atualmente é arcebispo da arquidiocese americana de Indianápolis será criado cardeal no Consistório do dia 19 de novembro, véspera do fechamento da Porta Santa da Misericórdia. Outros 13 bispos receberão a nova missão, entre eles o brasileiro, Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB. 

Dom William Tobin já foi Superior da Congregação Redentorista por 12 anos (1997 a 2009) e Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. 

:: Dom Sergio da Rocha será criado cardeal pelo Papa Francisco

Biografia - Nascido em Wayne County, Detroit (Michigan, Estados Unidos), em 1952, Dom Tobin professou os primeiros votos religiosos na Congregação do Santíssimo Redentor no dia 5 de agosto de 1973 e foi ordenado sacerdote em 1978. É formado em Filosofia e mestre em Teologia Pastoral pela Mount Saint Alphonsus Major Seminary ad Esopus (Nova Iorque).

Ordenado sacerdote em 1º de junho de 1978, assumiu a paróquia do Santíssimo Redentor em Detroit, primeiramente como vigário paroquial e depois como pároco, permanecendo nessa comunidade até 1990. Depois assumiu a paróquia de Santo Afonso ficando apenas um ano nessa comunidade. Foi Vigário Episcopal da Arquidiocese de Detroit, entre os anos de 1980 e 1986 e em 1991 foi eleito Consultor Geral da Congregação. Em 9 de setembro de 1997 assumiu como Superior Geral e em 2003 foi reeleito para um segundo mandato. Nesse período, o religioso também foi vice-presidente da União dos Superiores Gerais. 

No dia 09 de outubro de 2010 foi ordenado bispo e assumiu a sede de Obba, no continente africano. Nesse mesmo ano recebeu a nomeação para a Congregação da Santa Sé. Em 18 de outubro de 2012, o então Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Indianápolis, cargo que ocupa até os dias atuais. Dom William fala inglês, espanhol, italiano, francês e português.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...