Por Redentoristas Em Redentoristas

Casa Comum, Nossa Responsabilidade

Como acontece todos os anos, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) organiza a Campanha da Fraternidade. Conhecedora da realidade brasileira que envolve as questões sociais e naturais, neste ano de 2016, chama nossa atenção para um tema preocupante e pertinente, que atinge todas as camadas da sociedade. É a razão pela qual a CNBB está realizando, mais uma vez, a quarta edição de uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, em união com o órgão representativo das igrejas cristãs, o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil).

A Campanha tem como objetivo despertar a nossa consciência para a questão do Meio Ambiente, focando agora o saneamento básico na realidade brasileira, que caminha a passos lentos, não garantindo uma qualidade de vida para todos os brasileiros. Em todo o Brasil, o resultado do tratamento de esgotos e o desperdício de água potável são alarmantes. Tal problemática tem pouca visibilidade em nosso país, com pouca preocupação das pessoas e da mídia. Tendo como referência bíblica a fi gura de Amós, a Campanha vem repetir o grito profético de Amós (5,24) para o nosso tempo, mostrando que é preciso assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, por meio de políticas públicas e atitudes responsáveis, que assegurem a integridade e o futuro da nossa Casa Comum. Os dados estatísticos apresentados pelo SNIS (Sistema Nacional sobre Saneamento Básico) são preocupantes e alarmantes, demonstrando que pouco mais de 82% da população brasileira tem acesso à água potável.

Nesse contexto brasileiro, Deus espera que cada ser humano, independentemente de seu credo, assuma sua cidadania na Casa Comum, a fi m de garantir os direitos essenciais à vida humana e o cuidado do planeta. Sejamos como jardineiros que cuidam da natureza com carinho, respeito, cumplicidade e responsabilidade. Dentro desta realidade concreta de país e em nosso agir, a Campanha exige de todos os seguimentos sociais e religiosos o diálogo e o trabalho em favor do bem comum, para que a Casa Comum, o nosso planeta, seja mais do ser humano e mais de Deus.

Pe. Sebastião Reis, C.Ss.R.
Equipe Missionária – Araraquara, SP

Clique para ler o informativo na íntegra: 

 

 

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...