Por Vânia de Cássia Galvão Martins Em Obras Sociais

CASPS realiza passeio a Fazenda Alegre

CASP realiza passeio a Fazenda Alegre

CASPS realiza passeio a Fazenda Alegre

Os usuários do Programa Semear, de ambos períodos (manhã e tarde), realizaram no dia 30 de novembro de 2016 uma visita à Fazenda Alegre para participarem do programa de Educação Ambiental Trilha Educar, tendo a oportunidade de conhecer algumas práticas sustentáveis do dia a dia da fazenda e através destes conhecimentos, praticarem na instituição e em casa. Além destes, o passeio teve como objetivo aproximar os usuários (CAS) ao meio ambiente natural, para assim resgatar o respeito e a admiração pela natureza.

A visita deu-se início com a recepção dos usuários no refeitório da fazenda alegre, sendo recebidas diversas instruções de como proceder durante as atividades para que todos pudessem aproveitar ao máximo e com segurança o passeio.

Os usuários foram divididos em dois grupos, para que assim pudessem ter um maior aproveitamento do passeio e todos poderem ter a oportunidade de fazer perguntas e realizar as colocações que achassem necessário.

Durante a trilha (caminhada) foram abordados temas, como: preservação dos recursos hídricos, prática dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) construções sustentáveis (visita a casa de pau a pique), a importância de se preservar a flora nativa (comparação entre floresta de eucalipto e floresta com árvores nativas), plantas medicinais e seus usos, passeio pela horta comunitária dos funcionários e também tiveram a oportunidade de conhecer e avistar alguns animais de nossa fauna, como: capivara, biguá, garça, quero-quero, entre outros.

Durante a trilha, as crianças aproveitaram para saborear muitas mangas e também pintar o rosto com o urucum, podendo conhecer um pouco do costume dos índios.

Ao término da atividade, as crianças retornaram ao refeitório para lanchar e para pegarem manga.

No geral, os grupos se comportaram muito bem, respeitando as regras da fazenda e dos monitores. No mais todos se divertiram muito e houve os comentários sobre o passeio durante a semana toda. Vale ressaltar que o CAS no ano 2016 teve em conjunto com a Empresa Trilha Educar a abordagem da temática da Campanha da Fraternidade, “Casa Comum – Nossa Responsabilidade”. O passeio foi o fechamento da temática abordada em todo ano. 

Camila Oliveira – Trilha Educar 

Vânia de Cássia Galvão Martins

Coordenadora

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vânia de Cássia Galvão Martins, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...