Notícias

C.Ss.R.: qual o significado desta sigla redentorista?

Este elemento quer significar pertença jurídica e, sobretudo, espiritual ao instituto religioso

Escrito por Redentoristas

06 FEV 2024 - 16H50 (Atualizada em 07 FEV 2024 - 11H26)

Thiago Leon

Muitas pessoas perguntam o que significa “C.Ss.R.”. É a sigla de “Congregação do Santíssimo Redentor” (Congregatio Sanctissimi Redemptoris), a família Redentorista. Este elemento quer significar a pertença jurídica e, sobretudo, espiritual ao instituto religioso. No entanto, nem sempre foi assim.

Santo Afonso e seus companheiros missionários fundaram a Congregação no dia 9 de novembro de 1732, memória da dedicação da Basílica Papal do Santíssimo Salvador. Desta forma, o primeiro grupo, reunido sob o título de “Congregação dos missionários do Santíssimo Salvador”, esforçava-se para amparar às necessidades espirituais e pastorais que sofriam os pobres das regiões rurais daquele tempo.

:: Qual o sentido do Hábito Redentorista?

No dia 25 de fevereiro de 1749, o Papa Bento XIV aprovou o novo instituto e as suas constituições. Por questões jurídicas, o nome oficial foi alterado para “Congregação do Santíssimo Redentor”, pois, naquele tempo, já havia um grupo religioso reunido sob o título de “Santíssimo Salvador”. De “Santíssimo Salvador” para “Santíssimo Redentor”, a Congregação foi compreendendo seu carisma, espiritualidade e missão.

Thiago Leon
Thiago Leon
Vestes tradicionais dos missionários redentoristas


Os Redentoristas, por vocação, são uma expressão da identidade missionária da Igreja. O redentorista não vive para si e para os seus, mas doa-se a serviço do Reino, sobretudo aos mais abandonados, cuja evangelização é sinal da obra missionária e com os quais o Cristo mesmo quer, de certa maneira, identificar-se (cf. const. 4). Nossa missão deriva e se nutre da prática missionária de Jesus (cf. Lc 4, 16-19).

:: Guardiões da Imagem da Padroeira do Brasil

Portanto, nosso nome, ou seja, nossa identidade deve estar intimamente associada à identidade e à missão do Redentor. Devemos cultivar em nossas vidas os mesmos sentimentos e ações que moviam Jesus (cf. Fl 2,5), ser memórias vivas, continuadores da Redenção.

Padre Diego Antônio da Silva,
Missionário Redentorista

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...