Por Redentoristas Em Redentoristas

Entrevista: Ir. Diego Joaquim fala sobre vocação e comunicação

Missionário redentorista, jornalista, historiador e apaixonado por comunicação. Aos 34 anos, o jovem irmão Diego Joaquim, consegue unir missão e vocação nos trabalhos que desempenha e já conta com muita experiência para partilhar. Pertencente a Província de Goiás, ele está sempre disposto a colaborar com a Unidade de São Paulo, escrevendo Editoriais para a Rádio Aparecida, colaborando com artigos para o Jornal Santuário e o Portal A12.

Religioso há nove anos, já passou pela Assessoria de Imprensa da CNBB, executou trabalhos da Rede Católica de Rádio (RCR), na Difusora e Rede Pai eterno de Rádio, em trabalhos pastorais com a juventude e também na editora redentorista Scala, entre outros projetos. Ele bateu um papo com o Portal A12. Veja na íntegra.

Ir. Diego Joaquim

Foto: Arquivo Pessoal

Portal A12 - Como descobriu a sua vocação?

Ir. Diego Joaquim - Sabe que esta não é uma pergunta fácil, pois descobrir a vocação, no meu caso, foi um processo longo, de idas e vindas, dúvidas e descobertas. Desde os meus 14 anos comecei a sentir o desejo de ser religioso - na época, como padre, e isso a partir do meu engajamento em minha comunidade. Mas depois de tantas dúvidas e temores, aos 25 anos de idade percebi que a minha realização estava em servir à Igreja na condição de consagrado, colocando os meus talentos à disposição do Reino de Deus. Não queria mais ser padre, mas queria me dedicar inteiramente à missão, e por isso, decidi ser religioso irmão redentorista. E assim, já são nove anos de vida consagrada, que completo em 2 de fevereiro deste ano.

A12 - O que é ser um missionário redentorista?

Ir. Diego - Gosto da definição que está nas Constituições da Congregação: o missionário redentorista é um homem que procura viver as virtudes de nossa fé de forma elevada: fé forte, esperança alegre, zelo inflamado, com humildade e dedicação, especialmente na oração. Claro que este é o ideal que cada confrade, nos seus limites, procura realizar. Mas é assim que nós, redentoristas, procuramos responder ao chamado de Deus, nesta Congregação, à serviço da Igreja.

A12 - Por quais motivos é tão envolvido com a Comunicação. Acha que é sua missão como missionário?

Ir. Diego - Todo evangelizador é um comunicador, mesmo que não fale, cante ou escreva. No meu caso, no entanto, sempre fui um admirador dos grandes comunicadores, e especialmente, dos comunicadores da fé. E tento ser um deles, quando surge a oportunidade dentro da missão. No entanto, não sinto que seja esta a minha missão específica, pois a missão da Igreja é muito maior, e a vocação do irmão redentorista permite uma grande variedade na atuação pastoral. Hoje, além de jornalista, trabalho em nossa editora, mas também me dedico bastante à pastoral paroquial, no setor juventude e na liturgia.

A12 - Acredita que a comunicação é peça fundamental da Evangelização nesses tempos de mudança da sociedade?

Ir. Diego - Sem dúvida: estamos na era da comunicação, e especialmente da comunicação feita "no varejo", em que cada pessoa pode produzir conteúdo evangelizador e falar para milhões através da internet. E a Igreja tem boas ações nesse campo, e precisa avançar ainda mais. Formando bem seus agentes de comunicação, como catequistas, jovens, ministros, para que possam dar testemunho de fé no mundo digital. Penso que hoje fazer pastoral sem essa consciência e ação é um pecado de omissão grave.

A12 - Você é feliz com a sua escolha vocacional?

Ir. Diego - Sim. Seguir (ou tentar seguir) a Jesus não é nenhum mar de rosas. Ele mesmo disse "tome a sua cruz e siga-me". E eu carrego a minha, junto com Ele, com fé e alegria. Sinto que os desafios da vida e da missão não desanimam, mas nos levam para novos rumos em que somos chamados a dar a nossa resposta fiel ao chamado de Deus. É o que acredito e procuro viver.

:: Acompanhe artigos do Ir. Diego no Jornal Santuário

:: Veja mais artigos do Ir. Diego para o Portal A12

:: Ouça participação em Editoriais na Rádio Aparecida

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...