Por Redentoristas Em Redentoristas Atualizada em 20 FEV 2020 - 09H22

Irmão filipino documenta sangrenta guerra contra drogas

jun-cssr

Um Irmão Redentorista tem deixado sua marca no campo do fotojornalismo nas Filipinas. O Irmão Ciriaco (Jun) Santiago, CSsR, membro da Comunidade Redentorista de Baclaran, depois de realizar suas tarefas religiosas, passa o tempo se dedicando a documentar a delinquência e a violência que assombra o país todas as noites, desde que o governo declarou a guerra contra as drogas.

Irmão Jun é um religioso e também um fotógrafo. Há muito tempo pertence a duas instituições influentes nas Filipinas: a Igreja e os meios de comunicação. Durante o dia se ocupa dos compromissos religiosos em uma paróquia em Manila. Depois vai a campo como dezenas de outros em ‘Nightcrawlers’ para documentar a brutal guerra do presidente Rodrigo Duterte contra usuários e traficantes de drogas. Desde que Dutarte assumiu o cargo em 2016, milhares de pessoas morreram durante operações autorizadas pela polícia e também assassinadas por vigilantes vinculados a repressão. Depois que os corpos apareceram nas ruas, agora também crescem as denúncias dentro das famílias.

Por meio de seu trabalho humanitário e o fotojornalismo, Irmão Jun ocupa uma posição única na luta para documentar a guerra contra as drogas e ajudar as vítimas. Ele é uma ponte entre dois mundos e seu papel incomum mostra como o jornalismo não-tradicional pode servir ao interesse da comunidade, enquanto se trabalha em conjunto com outros meios de comunicação. Quando o Irmão Jun fotografa, não pensa que sejam publicadas nos meios tradicionais.

Leia Mais38 anos do desaparecimento do padre Rudy RomanoCausando muito incômodo a Dutarte, os líderes católicos começam a dialogar contra a guerra. As saídas a noite do Irmão têm sido uma parte importante neste esforço. Em dezembro passado, Jun teve a ideia de mostrar as fotos de cenas de crime. As fotos foram pregadas na frente da entrada da igreja em Baclaran, 10 dias antes do Natal. Mais de 100.000 mil pessoas viram as fotos, o que causou uma mistura de apoio e reação.

As fotos que mostram as cenas de crime, revelam uma das poucas vezes em que demonstrou o seu modo de trabalhar para o público em geral. A Igreja, que está arquivando as imagens, as utiliza para avaliar os danos para a reconstrução e o desenvolvimento de programas de assistência.

Seu primeiro contato com a guerra contra as drogas envolve as famílias vítimas, pois elas chegam a Igreja para pedir ajuda para despesas funerais. Ele queria fazer algo mais.

Já era membro do Centro de Fotojornalismo das Filipinas e inclusive conhecia vários fotógrafos. “Tenho que sair na noite”, pensou. Sua comunidade religiosa tem respaldado a ideia. “Assim foi que me uni aos Nightcrawlers”.

:: Saiba mais sobre o surgimento da Vida Religiosa e Redentorista



Fonte: CSSR News com tradução.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...