Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Juventude na missão: Jovem evangelizando e sendo evangelizado

Após um ano e meio de preparação, depois da realização da Missão da Visitação e da Missão nas Famílias, com o trabalho dos Coordenadores e Auxiliares dos Setores Missionários que evangelizaram centenas de famílias, a partir do dia 01 de agosto, festa de Santo Afonso Maria de Ligório, aconteceu a Terceira Fase das Santas Missões nas comunidades de Trindade e de outras pequenas cidades da região. Missionários de todas as (Vice) Províncias brasileiras se reuniram para o grande mutirão de evangelização.

Uma das notas características desta missão foi a participação dos jovens que integram a JUMIRE, Juventude Missionária Redentorista.

Da Província de São Paulo cinco jovens participaram da primeira etapa que atingiu as comunidades da periferia e das pequenas cidades ligadas a Trindade. Entre eles, as jovens Francielli Rodrigues da cidade de Campinas (SP) e Patrícia Barbosa da Cidade Tiradentes, comunidade da Zona Leste de São Paulo, que participaram na paróquia Nossa Senhora da Abadia.

Francielli lembra com alegria a recepção dos missionários na cidade. “A cidade de Santa Bárbara de Goiás é pequena e acolhedora. Convivi com muitas pessoas, conheci histórias lindas; ouvi testemunhos maravilhosos, e quando percebi eu já tinha me entregado de corpo e alma na missão” conta a missionária. “Todos os dias custava a acreditar que estivesse vivendo tudo aquilo”, enfatiza.

A missão também exige dedicação e por vezes ultrapassar os próprios desafios. Francielli recorda que sentiu um pouco de medo ao perceber a importância do seu gesto. “Em nenhum momento me arrependi, pois sabia que iria levar na bagagem a alegria, fé e, mais importante, a Palavra de Deus”, frisou. 

 

Ao dizer o seu sim, Francielli conta que também sentiu medo. “Em nenhum momento me arrependi, pois sabia que iria levar na bagagem a alegria, fé e, mais importante, a Palavra de Deus”

Durante a semana de missão a jovem missionária teve a certeza de que Deus não a havia abandonado por mais medo que sentisse, pois, “sempre rezando e pedindo pra Ele ajudar nessa caminhada, pude sentir que Ele estava presente em todos os momentos que vivi na missão”, contou.

Patrícia Barbosa, por sua vez, afirma que “passar essa semana em missão na cidade de Abadia de Goiás, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, atuando na comunidade Nossa Senhora Aparecida foi uma experiência maravilhosa”. Para a jovem, “sair do conforto do seu lar, do colo de seus pais, para viver uma missão que você nem imagina como vai ser, aonde vai dormir, o que vai comer, com quem vai trabalhar é muito desafiador, mas gratificante". Quando o missionário chega ao lugar onde será realizada a missão, ele é acolhido como se fosse um filho, um fruto da terra. Essa experiência segundo a jovem missionária foi surpreendente: “Ser recebida com amor e carinho, como se você já fosse da família ou um amigo de longa data não tem explicação”.

A experiência de trabalhar com jovens é gostosa, mas desafiadora”, refletiu Patrícia sobre o desânimo presente em alguns jovens. "Existem alguns que desanimam, por outro lado, sempre tem aquele que está do seu lado e fala: não se preocupe, estaremos com vocês para o que der e vier, vamos fazer dar tudo certo. Mesmo com os problemas, nós vamos conseguir”. 

Outra experiência muito gratificante segundo a missionária foi o acolhimento: "Ser acolhida na casa de uma pessoa que não te conhece é muito desafiador e gostoso ao mesmo tempo; a família que nos acolhe nos recebe de braços abertos, mudamos sua rotina”. A inculturação em famílias e comunidades oferece um grande enriquecimento para os jovens missionários. 

 

"Somos gratas por tudo que Deus nos concedeu, desde as coisas mais simples, mas que tem um significado tão grande em nossas vidas”, disseram as jovens missionárias. 

Para as jovens a palavra que mais resume essa experiência é gratidão. "Somos gratas por tudo que Deus nos concedeu, desde as coisas mais simples, mas que tiveram um significado tão grande em nossas vidas”.

Agradeço a todos da Paróquia Nossa Senhora da Abadia (GO), ao Padre Edson Costa por ter dito sim”, conclui Franciellli.

"Às famílias, aos jovens e às crianças que nos acolheram e deram muito carinho e atenção, sou grata por todos e principalmente a Deus”, finalizou Patrícia. 

No dia 28 de agosto ocorreu a grande concentração final, na Praça da Matriz do Divino Pai Eterno, em Trindade, com a participação de todas as paróquias e comunidades. Na ocasião foi realizado o reenvio dos Setores Missionários e a abertura da Quarta Fase das missões como Tempo de Perseverança. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...