Por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 27 MAI 2020 - 12H46

Missão Redentorista: dons e carismas a serviço da Comunidade-Igreja

Todos nós recebemos de Deus dons e carismas, que devemos colocar a serviço da Igreja-Comunidade.

Os dons, que vão surgindo dentro da história, são como que uma resposta às necessidades do momento. Desta forma, temos ao longo da história homens e mulheres como São Francisco, Santo Afonso, Madre Teresa de Calcutá e tantos outros que marcaram um momento histórico determinado com suas virtudes e carismas e continuam influenciando ao longo dos tempos.

Padre Carlos Alberto
Padre Carlos Alberto
Encontro com crianças durante missão na Paróquia Sagrada Família em Córrego Fundo



Voltar às fontes das
Sagradas Escrituras, voltar à leitura fundante do Evangelho, nos ajuda a compreender cada momento histórico. De Santo Afonso, por exemplo, entendemos a implantação de sua obra apostólica no meio do povo, através da Congregação por ele fundada e a necessidade de uma continuada atualização, para sermos fiéis ao carisma de nosso fundador.

Os Cabreiros entraram na Congregação como um mito e continuam sendo o referencial para uma correta leitura da história e sua atualização no hoje do mundo e da sociedade. Por isso, é preciso ler cada dom, cada carisma dentro da realidade da Igreja de hoje; e há necessidade de se procurar novos caminhos, com criatividade, que devem estar em consonância com o Espírito Santo.

É preciso continuar encarnando Jesus na história. Falando assim, entendemos o que é a Missão Redentorista e sua constituição como a presença do Redentor no meio do povo. Entendemos também em que se difere e em que se iguala com a missão no sentido mais amplo, segundo uma terminologia muito usada atualmente. 

"Deus não precisa de nós, mas nós precisamos de Deus e de sua obra" (Santo Afonso).

:: O Espírito Santo no pensamento de Santo Afonso

Missão Redentorista

Missão é um encargo, uma tarefa a ser cumprida não só no interior da Igreja, mas em distintos campos da vida humana e da sociedade. Missão Popular ou Santas Missões é a Missão de Cristo e da Igreja realizada num formato específico pelos Missionários Redentoristas, pertencentes à Congregação do Santíssimo Redentor.

É uma ação missionária que continua os passos de Jesus Cristo Redentor e que tem como lema: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”, que significa: escutar o Evangelho em família, partilhar o Evangelho no setor missionário e celebrar o Evangelho na comunidade.

Precisamos estar atentos para podermos ver o quanto Deus nos ama em Jesus; ver como é bom ser uma Igreja viva e fraterna; ver como é bom ter Maria como Mãe; anunciar o Evangelho pela união e reunião fraterna; anunciar o Evangelho pela palavra direta e amiga; anunciar o Evangelho em todos os ambientes. Estas estratégias e estes anúncios kerigmáticos fazem parte da estrutura atual e da metodologia das Santas Missões Redentoristas.


Cruzeiro é instalado ao final de uma missão redentorista.


Tipos de Missão

A missão, em geral, como o próprio nome já diz é qualquer incumbência que alguém recebe para realizar um trabalho missionário de cunho pastoral ou religioso.

Leia MaisA evangelização não pode parar: a missão continuadaO que acontece depois da solicitação de uma Missão RedentoristaReze a oração do Missionário RedentoristaMissão religiosa:  No sentido cristão e tradicional, é o Envio de Cristo para o anúncio do Evangelho por palavras, anúncios, testemunhos, celebrações (sinais) e acontecimentos, para a Evangelização.

Missão no sentido cristãoÉ toda e qualquer Ação Pastoral (anúncios, celebrações, acontecimentos cristãos) em qualquer tempo ou circunstância (Pastoral Ordinária) da Igreja.

Missão Especial: Acontece em tempos e circunstâncias especiais, através de retiros, Missões Populares, tríduos, novenas, festas etc.

Missões PopularesTrata-se de uma convocação especial do povo, visando a conversão e o aperfeiçoamento da vida cristã. As Missões Populares variam conforme os objetivos, conforme os tipos de pessoas atingidas (pobres, jovens etc.) e conforme a índole dos pregadores ou de suas equipes (modo, espiritualidade), mas em geral, tem características que se aproximam.

Características das Missões Populares Redentoristas

- Anúncio explícito (sem deixar de lado os testemunhos, as vivências etc.) e convertedor;

- Destinada a todos, mas especialmente aos Pobres e aos mais abandonados;

- Realizada de modo extraordinário (tempo e outras circunstâncias);

- Acontece sempre na comunidade, pela comunidade e para a vida da comunidade;

- Tem sempre com um cunho mariano;

- Visando a perseverança e estabelecendo meios para se levar à ela



Padre Renato Savassa, missionário em ação. (in memorian, falecido a 17/12/2016)


Os nomes

O nome Santas Missões, Missões Populares, Missões Paroquiais, Missões Diocesanas etc., são usados conforme a finalidade especial, o cunho de sua organização e espiritualidade e de quem as realiza ou as dirige.

O nome “Missões Populares ou Santas Missões” foi aparecendo aos poucos na Igreja, mas ganhou força após a Reforma Protestante do século XVI, quando algumas congregações religiosas foram criadas e outras foram reformadas para ajudar no afervoramento e conversão dos cristãos, adotando os retiros do tipo franciscano ou inaciano para certas pessoas e classes, e os de movimentos missionários, do tipo “Santas Missões” de Santo Afonso, para todo o povo.

Na Província de São Paulo, usamos oficialmente três denominações: Santas Missões, Missões Populares, Missão Redentorista. Não há fixação exclusiva com um nome.


Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...