Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Missões Redentoristas em Santo André: famílias evangelizando famílias

“Família que reza unida, permanece unida”. Há muito tempo conhecemos este slogan tão verdadeiro. Mas família também evangeliza família, levando mais e mais pessoas a participarem da Comunidade Eclesial.

É exatamente isso que está acontecendo na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, localizada na diocese de Santo André, em São Paulo, cujo bispo é Dom Nelson Westrup. As famílias estão se evangelizando num bonito esforço de missionariedade.

Missões Redentoristas em Santo André - Bênção das Capelinhas

No início do mês, entre os dias 09 e 11 de abril aconteceu a visita às cinco comunidades da paróquia. A partir desse primeiro contato, os 98 grupos missionários que integram os 16 setores, animados e sustentados pela força evangelizadora de 215 leigos evangelizadores das próprias comunidades, percorrem as famílias realizando um grande mutirão de evangelização. Esta é a chamada Segunda Fase das Santas Missões Populares Redentoristas, conhecida como o tempo das Missões nas Famílias. 

Realidades bem distintas

A paróquia Nossa Senhora do Paraíso tem uma realidade social bem diversificada que varia de comunidade para comunidade, mostrando num espaço geográfico reduzido a que é uma das marcas sociais da grande cidade: a diversidade. Na comunidade São Vicente, por exemplo, predominam famílias das classes menos privilegiadas da sociedade com a formação de favelas, ainda que já mais ou menos urbanizadas, mas na Comunidade São Francisco, por sua vez, existem os condomínios verticais e horizontais com famílias das classes A e B.

Ao lado desta realidade se colocam as demais comunidades como a matriz, a comunidade Nossa Senhora Aparecida e a comunidade São Jorge, com realidades mistas, mas também bastante desafiadoras. 

Ano Jubilar Paroquial

As Santas Missões colocam-se dentro do contexto da celebração do jubileu de ouro de sua criação, como nos diz o Pe. Vanderlei Ribeiro que é o responsável pela paróquia: “Nós estamos vivendo o Ano Jubilar Paroquial que teve inicio em 24 de junho de 2014 e terá o encerramento com a Festa do Jubileu de Ouro em 24 de junho deste ano”. Pe. Vanderlei ainda afirma que “estão sendo programados vários eventos e que é importante que todos se empenhem para participar, pois sem dúvida, se trata de um momento histórico de nossa paróquia”.

“Esta é uma ocasião de festa, de celebrações, de encontros, de reflexões e de muitas alegrias. As Comissões responsáveis pela festa do jubileu estão a todo vapor na organização de todos os detalhes”, acrescenta padre Vanderlei.

Sobre as Santas Missões ele destaca sua motivação: “Com as Santas Missões Populares, concluiremos também o Ano Missionário que se iniciou junto com o Ano Jubilar Paroquial”. Segundo o padre “todos estão batalhando bastante para que seja um momento de crescimento na fé e no compromisso cristão, pois o objetivo de termos as Santas Missões na Paróquia é fazer com que ela adote uma postura missionária, para que esteja sempre mais em estado permanente de missão”. 

Estado permanente de Missão

Este estado permanente de missão pressupõe que a comunidade cristã tenha consciência que ela é “por sua natureza, missionária” e precisa ser constantemente missionada, isto é, precisa renovar-se sempre diante dos novos desafios que enfrenta no confronto com o mundo e na relação entre seus membros. Para ser missionária, a paróquia precisa ir ao encontro das pessoas. Uma comunidade missionária experimenta que “o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1 Jo 4,10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva” (cf. Documento n. 100, CNBB). 

Meios de Comunicação

Na paróquia funciona a Rádio Web Paraíso que ao lado do Jornal Paroquial “De olho no Paraíso” e da Web TV estão dando toda cobertura ao trabalho das missões, bem como a Rádio ABC AM 1530 khz que evangeliza o povo do grande ABC, apesar de não ser uma rádio de confissão católica.

A partir do dia 14 de maio estará acontecendo a Terceira Fase das Missões Redentoristas nas 5 comunidades, por uma equipe formada por 11 missionários redentoristas e mais a presença da Irmã Tereza Mendonça que está coordenando todo o trabalho de organização desde a Primeira Fase e todo o trabalho de Oração e Reflexão das Missões nas Famílias. Rezemos por mais esta etapa missionário e pelo seu bom êxito. 

Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...