Por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R. Em Palavra Redentorista Atualizada em 23 DEZ 2019 - 10H35

Nascidos para as coisas superiores

Existe uma expressão latina muito conhecida dos mais antigos que diz assim: “Ad maiora natus sum”, que traduzindo, podemos dizer que “somos nascidos ou criados para as coisas superiores”, ou seja, nossos passos devem sempre nos levar para o alto, para as coisas mais sublimes.

Shutterstock/ Alohaflaminggo
Shutterstock/  Alohaflaminggo
Nossos passos devem sempre nos levar para o alto.


O sentido maior da nossa vida, e especialmente para nós consagrados, 
é o crescimento para as coisas de Deus, fazendo das coisas do mundo o caminho de nossa santificação. Mas conquistar isso não é fácil!

Constatamos que nossa caminhada nem sempre é fácil, sendo marcada por muitos obstáculos e dificuldades que precisam ser superados. Por outro lado, se olharmos a história da Igreja veremos que os grandes obstáculos, se vencidos com fé e tenacidade, levam as pessoas à experiência do altruísmo e até do martírio. E esta realidade é uma constante em nossa Igreja, não só na antiguidade, mas também no presente.

O martírio é uma realidade de nosso mundo hodierno, sobretudo nos países em que a evangelização é uma grande necessidade. Um grande santo da Igreja afirmou que “o sangue dos mártires é como que o adubo que fecunda e prepara a terra para o nascimento de novos cristãos”.

:: O martírio na Igreja e na Congregação Redentorista

Também a história de nossa amada congregação é recheada de exemplos de martírio. Primeiro cada um de nós é chamado ao martírio nos atos cotidianos, fazendo morrer, quem sabe, os maus desejos e as más inclinações, para fazer brotar o sentido maior da consagração na fecundidade de dons e potencialidades. Ao lado disso os mártires de ontem e de hoje fecundam o solo de nossa congregação nos incentivando e entusiasmando para que também nós sejamos fiéis ao ideal de propagar a Copiosa Redenção.  

Uma pergunta pode nos questionar: como crescer cada vez mais na direção das coisas maiores e para Deus? 

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...