Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

O lugar da misericórdia na missão redentorista é tema de estudo em Aparecida

Missionários Redentoristas das diversas províncias e vice-províncias brasileiras estão reunidos desde a última segunda-feira (01) no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), para o Ciclo de Estudos do CERESP/SIER, os chamados "Estudos Interprovinciais". Neste ano o encontro formativo debate "O lugar da misericórdia na missão Redentorista", em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco. 

O encontro acolhe 130 participantes, entre eles as Irmãs Mensageiras do Amor Divino. Promovido pelo Secretariado Interprovincial de Espiritualidade Redentorista (SIER) e Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP), o evento segue até sexta-feira (5), com a proposta de refletir temas relacionados com a vida e a missão da família redentorista.

Encontro do SIER no Seminário Santo Afonso (Elisangela Cavalheiro) Padre José Raimundo Vidigal da Província do Rio de Janeiro foi o palestrante responsável pelo primeiro tema de estudo. O religioso apresentou o tema "A misericórdia na Sagrada Escritura: Antigo e Novo Testamento". A respeito do tema central, padre Vidigal reforçou que este ciclo de estudos é uma resposta ao convite que o Papa Francisco fez para toda a Igreja.

 

"Nós fomos motivamos pelo Papa Francisco com o anúncio do Ano Jubilar da Misericórdia. A Igreja inteira está se motivando com essa proclamação do Jubileu para levar ao povo um aprofundamento. Primeiramente da misericórdia do Pai e isso a gente analisa na Bíblia, nos Santos Padres, na história da Igreja e nos documentos, mas também queremos tirar as conclusões para nós, porque a Igreja precisa ser mais misericordiosa, a Igreja precisa caminhar no amor como Jesus indicou em seu mandamento de amar como Ele amou. Então a face nova do amor é a misericórdia, a compaixão, que para muitas pessoas não é bem entendida. A gente frisa mais a justiça do que a misericórdia", precisou o religioso. 

Padre Vidigal enfatizou ainda que esse tema está relacionado diretamente com a missão redentorista. "Nós entendemos a missão redentorista não só aquelas missões populares mas todos os trabalhos em paróquias, santuários, colégios, etc, como continuação da obra de Jesus Cristo e isto está na nossa legislação. Por isso, nós acreditamos que a nossa vocação vem de Deus para continuar a evangelização e o anúncio da Copiosa Redenção". 

Encontro do SIER no Seminário Santo Afonso (Elisangela Cavalheiro)Outro palestrante, padre Fábio Evaristo da Província de São Paulo explicou o tema do painel "Redenção e missão redentorista hoje", o qual participou, juntamente com os padres Domingos Sávio e Marlos Aurélio. 

"Neste painel o padre Domingos Sávio, padre Marlos e eu trabalhamos as três dimensões da Redenção na vida redentorista: a dimensão bíblica, a dimensão eclesial e a dimensão pastoral. Nós procuramos destacar elementos da Redenção nessas três dimensões que influem intensamente na nossa missão de evangelizadores e anunciadores da Copiosa Redenção. Imaginamos que a missão redentorista ela é uma missão que necessariamente passa pela misericórdia, nós somos missionários da misericórdia também. Então quando falamos de Redenção estamos falando de misericórdia. Redenção e misericórdia são duas realidades que estão vinculadas, não tem como falarmos de Jesus Redentor senão falamos de misericórdia", concluiu. 

O ciclo de estudos encerra nesta sexta-feira (05), com o último tema de estudo: "Maria, Mãe do Perpétuo Socorro: Ícone da misericórdia" com o padre José Grzywacz da vice-província da Bahia e almoço de confraternização. 

Este ciclo de estudos foi dividido em duas datas. O próximo grupo se reunirá de 29 de fevereiro a 04 de março, no mesmo local. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...