Palavra Redentorista

O martírio na Igreja e na Congregação Redentorista

Na história do cristianismo, muitos morreram pela fé

Escrito por Redentoristas

06 NOV 2019 - 09H00 (Atualizada em 16 NOV 2022 - 08H55)

shutterstock

Segundo a etimologia, a palavra martírio vem do grego martýrion, que significa "testemunho". Pelo latim eclesiástico, martyriu significa “sofrimento e suplício de mártir” (cf. Dicionário Aurélio).

Do ponto de vista cristão, particularmente no contexto do Novo Testamento, o mártir é aquele que preferiu morrer a negar a sua fé. Por acreditar na veracidade da Palavra revelada, leva até às últimas consequências a sua missão.

Sua vida não está e nem é mais importante do que o conteúdo da Palavra de Deus, anunciado e vivido com entusiasmo, ardor e determinação.

Na história do cristianismomuitos morreram pela fé. Por isso mesmo, foram os que primeiro receberam o culto público da Igreja.

Com o passar da História, a Igreja foi se enriquecendo com o testemunho desses que, de forma tão heroica, deram a vida pela causa do Reino de Deus.

Pode parecer que não, mas o martírio continua sendo uma forte realidade no hoje de nossa Igreja, inclusive em nosso Brasil e na América Latina, mesmo que estes homens e mulheres de coragem não tenham sido ainda reconhecidos pela Igreja.

A história da Congregação Redentorista é também redigida com o sangue de muitos mártires. Temos os mártires da Ucrânia e da República Tcheca, os mártires espanhóis das comunidades de Cuenca e os doze religiosos da comunidade de Madri.

Leia MaisDescubra quem são os santos e beatos redentoristas Espiritualidade dos Santos Redentoristas

Muitos coirmãos tombaram na sangrenta perseguição desencadeada na Espanha, dos anos que vão de 1936 a 1939, durante a Guerra Civil, que foi um prelúdio para a Segunda Guerra Mundial.

Que o sangue desses nossos coirmãos possa irrigar, de forma fecunda, a cada um de nós, para que tenhamos sempre disposição para continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: “Enviou-me para evangelizar os pobres” (Constituição 1).

Que os nossos mártires continuem intercedendo por nós, junto a Deus e à Virgem Maria, para que a nossa ação missionária seja sempre criativa e dinâmica. Que ela atenda, de forma eficaz, as “urgências pastorais e se esforce por evangelizar os homens mais abandonados, principalmente os pobres” (Constituição 1), mesmo nos momentos de extrema perseguição.  

Pe. Vinicius G. Ponciano, C.Ss.R.
Pastoral do Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...