Redentoristas

O que é ser Oblato Redentorista?

Títulos são entregues para pessoas cristãs, católicas, que buscam com sinceridade e honestidade viver a sua fé, de acordo com a espiritualidade redentorista

Escrito por Elisangela Cavalheiro

06 OUT 2023 - 17H44 (Atualizada em 06 OUT 2023 - 17H50)

Thiago Leon

Os Oblatos Redentoristas são pessoas que conhecem a Congregação do Santíssimo Redentor e colaboram, de alguma forma, com sua missãoSão escolhidos para serem oblatos leigos, leigas, casados, solteiros, padres diocesanos, religiosas de outras congregações e até bispos. 


Os oblatos são pessoas cristãs que buscam viver a sua fé segundo a espiritualidade redentorista.


Os oblatos fazem parte da
Família Redentorista e, para receberem este "título", precisam ser reconhecidos pelo Governo Geral, em Roma. Eles devem ser pessoas cristãs, católicas, que buscam com sinceridade e honestidade viver a sua fé, de acordo com a espiritualidade redentorista, além de desejar contribuir diretamente com sua ação pastoral e evangelizadora. 

As pessoas que recebem o título de oblato podem ajudar em algum serviço voluntário, trabalhos pastorais ou com ajuda econômica. O mais importante é que colaboram e apoiam por amor a missão da Congregação. 

Como um título, ele é concedido a uma pessoa. É um reconhecimento dado pela congregação. Não é como um grupo ou movimento que podemos integrar e participar. Para isso, existe o movimento dos Leigos Redentoristas, a Juventude Missionária Redentorista e a Uneser (União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas). 

Leia MaisModelo de Vida Redentorista: Família Redentorista

Os títulos são conferidos seguindo as normas dos Estatutos Gerais da Congregação do Santíssimo Redentor e ainda os Estatutos de cada província redentorista. Eles são entregues em celebrações locais e os que o recebem tornam-se membros da Congregação por um tipo de adoção espiritual. A cada ano, novos oblatos recebem este reconhecimento.

Laura Maria, leiga engajada em várias pastorais e voluntária em inúmeras obras sociais em São Paulo recebeu este reconhecimento. Ela fala sobre sua missão junto à congregação. 

"Vivo o carisma dos missionários há muitos anos e, mais do que nunca, peço a intercessão de Santo Afonso de Ligório para que eu prossiga e persevere nesse caminho, que sempre me fez e me tornou uma pessoa melhor. Aprendi e continuo aprendendo que as dificuldades, obstáculos e vitórias, na verdade sempre foram verdadeiras graças de Deus para seguirmos em frente naquilo que Ele quer que façamos em prol de nossos irmãos. Modestamente, espero fazer jus a essa distinção", disse ao A12.

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12
Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R, com as novas Oblatas Redentoristas


Na Congregação Redentorista há a vocação do irmão redentorista, que tem uma missão específica. Em outros tempos, ele era entendido como um "leigo consagrado", que na atualidade são os "religiosos irmãos".

Para entender melhor esta vocação leia o artigo do Ir. Marco Lucas: O Irmão Redentorista. 

Saiba mais sobre:

:: Leigos Redentoristas 

:: Juventude Missionária Redentorista

:: União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas

.:: Confira a página especial sobre a Novena e Festa da Padroeira 2023

13 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...