Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

Ouvindo o chamado do Senhor, diácono Denis "lançará as redes para águas mais profundas"

Diácono Denis Francisco será ordenado padre
em São José do Alegre (MG) neste sábado, 30 de agosto. 

“Por causa da tua Palavra, lançarei as redes” é o tema escolhido pelo diácono Denis Francisco Rosa de Oliveira para sua ordenação sacerdotal. Como Pedro, o diácono responderá definitivamente ao convite do Senhor para “avançar para águas mais profundas e lançar as redes para pesca”. O convite para Pedro soou estranho depois de uma noite inteira sem nenhum peixe pescado, mas confiante e em “atenção” à Palavra do Senhor ele lançou as redes e pescou tanto como em nenhuma noite. Ali ouviu o convite: “De hoje em diante serás pescador de homens”. Neste sábado (30), diácono Denis repetirá como São Pedro a mesma afirmação na Paróquia São José do Alegre em Minas Gerais, perante a comunidade que o viu crescer e de seus familiares e amigos, entregando totalmente a sua vida para “pescar homens” para o Senhor e confiante na graça divina que opera naqueles que aceitam o seu chamado.

Convite ordenação sacerdotal Diácono Denis Francisco Rosa Oliveira

Em entrevista ao A12, diácono Denis falou sobre a expectativa para a ordenação sacerdotal. “Eu me sinto muito abençoado por Deus. Essa é uma escolha pessoal, entretanto o Redentor nos chama pelo nome e é difícil resistir. Depois de nove anos de formação redentorista nos seminários, depois também de vivenciar seis meses de ministério diaconal, agora chegou a ordenação presbiteral que assumo com grande alegria”. Depois deste longo período de discernimento e formação de sua vocação, o religioso compara sua alegria à de Maria, que é o modelo de consagração e seguimento para a vida consagrada. “Minha alegria assemelha-se a alegria de Maria quando deu sim ao projeto de Deus para ser mãe de Cristo Jesus. Nesse momento, dou meu sim ao chamado de Jesus aceitando seu projeto de amor e de misericórdia para a humanidade”, completou.

Diácono Denis respondeu ainda outras perguntas, acompanhe:

Portal A12 – Qual tema escolheu para sua ordenação e o que ele quer dizer a respeito de sua vocação?

Diácono Denis - O tema que escolhi para a minha ordenação presbiteral é: “Por causa da tua Palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5). Ele nos diz que a Palavra de Jesus é muito convidativa; ela é confiante porque trata de um convite fiel e amoroso feito por Deus. Também é feita com autoridade, de uma maneira que não se deixa enganar. Sobre a minha vocação, esse tema faz-me recordar do meu discernimento vocacional em 2004, na ocasião do Ano Vocacional da Igreja no Brasil, com o Lema: “Avancem para as águas mais profundas”, do mesmo evangelho do meu tema. Nós não podemos perder jamais o primeiro amor, visto que é ele o primeiro convite de Jesus e, ao relembrar dele, continuemos perseverantes ao seu chamado. 

Portal A12 – Chegando a essa fase final da formação em vista do presbiterado, como vislumbra o seu futuro?

 

"Não pretendo ser mais um padre na Igreja e na Congregação Redentorista...percebo que o Espírito Santo me promete grandes coisas, apesar de minha 'pequenez'".

Diácono Denis - Peço todos os dias para a Trindade Divina me guiar como um bom servo e pastor. Eu pretendo direcionar meu ministério sacerdotal como forma de serviço e pastoreio. Não pretendo ser mais um padre na Igreja e na Congregação Redentorista, muito menos se apegar em pastorais de manutenção. Eu percebo que o Espírito Santo me promete grandes coisas, apesar de minha “pequenez”. Vejo as muitas pessoas numa grande carência afetiva, desorientadas, confusas, sem alguém para desabafar; quem sabe aqui pode ser um dos campos de minha atuação. Porém, percebo ainda uma crise ao abdicar coisas para seguir fielmente Cristo e isto no mundo religioso é visível e, ao mesmo tempo, é pecado contra ao primeiro projeto da comunidade Cristã: Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um (At 2,45).

Portal A12 – Qual agradecimento nasce de seu coração nesse momento?

Diácono Denis - Meu grande agradecimento é a Deus por me chamar e me dar forças nessa minha escolha em segui-Lo como Missionário Redentorista, à minha família, aos meus confrades redentoristas e a tantas pessoas que têm um enorme carinho por mim.

 

"A melhor escolha para se viver nesse mundo é seguir o coração, visando sempre o seu bem e o bem de todos". 

Portal A12 – Aos jovens que estão lendo essa entrevista qual a mensagem que você gostaria de transmitir?

Diácono Denis - Aos meus caros jovens que leem essa entrevista quero lhes dizer essas simples e sábias palavras: A melhor escolha para viver neste mundo não é aquela que lhe leva ao topo da fama, do poder, do acúmulo e da vitória. A melhor escolha para se viver nesse mundo é seguir o coração, visando sempre o seu bem e o bem de todos. Faça a escolha certa para sua vida, pois o Redentor te chama pelo nome, pelo seu nome, por aquilo que você é.

Conheça a história vocacional do Diácono Denis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...