Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Paróquia de Juiz de Fora (MG) acolhe terceira etapa das Missões Redentoristas

Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que Nele todos os povos tenham Vida”. 

Um dos grandes desafios enfrentados pela pastoral de um modo global e também pelas Santas Missões Redentoristas é a evangelização dos grandes centros urbanos. Haja visto que hoje cerca de 400 cidades brasileiras concentram mais da metade da nossa população.

Setor Missionário

Nos bairros mais centrais das grandes cidades, especialmente naqueles que concentram as classes mais privilegiadas da sociedade, nota-se um processo acelerado de secularização e de ateísmo prático. As comunidades periféricas, por sua vez, encontram-se num processo intenso de perda dos valores religiosos tradicionais, com o esfacelamento do modelo tradicional de família e a atração por outros credos ou confissões religiosas, dentro da onda de rápida expansão do pentecostalismo.

 

Paróquia acolhe terceira fase das Missões até o dia 8 de novembro. 

A cidade de Juiz de Fora se encontra na Zona da Mata mineira, com forte atração pelo Rio de Janeiro devido a sua proximidade, contando com uma população de mais ou menos 500 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010. Como cidade de porte médio sofre toda a problemática dos grandes núcleos urbanos.

Por isso, mais do que nunca é de grande atualidade o método pastoral das Santas Missões Redentoristas que busca estruturar a vida cristã ao redor de uma Rede de Comunidades, como resposta ao desafio urbano que hoje se nos apresenta.

Foto de: arquivo. 

Igreja Santa Rita -  Juiz de Fora

Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia. 

Foi pensando nisso que os padres Antônio e Erelis Camilo, irmãos de sangue e de fé, convidaram os redentoristas para evangelizar a Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na periferia da grande cidade mineira. Segundo o pároco, Pe. Antônio “através das Santas Missões Redentoristas, busca-se concretizar o objetivo de criar uma rede bem organizada com as comunidades da paróquia”. Por isso o lema missionário “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade” é muito atual, diz o missionário padre Luiz Carlos Treider que coordena esta missão.

Para o pároco, as Missões Populares são uma forma de também responder ao grande chamado que a Igreja da América Latina faz. “Como discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida, somos convidados a ouvir, acolher e a nos comprometer com sua Palavra, que é Caminho, Verdade e Vida e com seu projeto libertador, visando a construção do Reino de Deus”.

Depois da Missão da Visitação, com as atividades coordenadas pela Irmã Maria Stella Christofoletti e da Missão nas Famílias, quando os Setores Missionários se reuniram de casa em casa durante um mês aproximadamente, as seis comunidades que formam a paróquia vivem agora um “tempo forte de organização e de evangelização” que começou no último dia 22 de outubro e se prolongará até o dia 08 de novembro. 

 

Missão nas comunidades

Cada comunidade urbana ou rural terá a presença de uma equipe de missionários redentoristas que desenvolverá uma programação que varia conforme a realidade de comunidade, com a seguinte programação:

De 23 a 27 de outubro: Comunidade São Judas - Cruzeiro (Formada por 2 Setores Missionários).

De 23 a 28 de outubro: Comunidades Alto Marumbi (Formada por 6 setores) e Vila Senhor Neném (Formada por 4 setores).

De 29 de Outubro a 8 de novembro: Comunidades São Lucas (Formada por 15 setores) e Matriz Santa Rita (Compreendendo 16 setores).

De 30 de Outubro a 8 de novembro: Comunidade Santa Maria (5 setores).

Outro trabalho muito importante e necessário que acontecerá durante as missões será a visita às escolas existentes no bairro e também a presença dos missionários nos meios de comunicação da cidade, não só para divulgar os atos das missões, mas também para catequizar e evangelizar.

Esperamos agora que Maria, a Estrela da Nova Evangelização, ajude a todos a viver sua vocação batismal de continuadores das palavras e dos gestos de Jesus. Por isso, queremos convocar todos da Paróquia Santa Rita, de Juiz de Fora, para que participem das Santas Missões.

A Missão nas Famílias mobilizou a comunidade

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. 
Equipe de Comunicação
Santas Missões

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...