Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Paróquia em Socorro (SP) vivencia preparativos para a missão redentorista

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
SOCORRO, SP

Criação: 08 de Dezembro de 2012
Endereço: Rua Padre Silvio Volpicelli, nº 251 - Bairro Aparecidinha
Pároco: Pe. José Carlos Ribeiro
Vigário Paroquial: Pe. Sandro José Barroso
Diocese: Bragança Paulista – SP
Bispo: Dom Sérgio Aparecido Colombo 

Histórico e realidade socioeconômica

A cidade de Socorro (SP) que volta a receber a graça das Santas Missões Redentoristas depois de 37 anos. Socorro foi colonizada a partir do século XVI, comemorando sua fundação no dia 09 de Agosto, data em que foi rezada a Primeira Missa na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em 1829. No mesmo local hoje se encontra a Igreja Matriz da Padroeira que deu origem ao nome da cidade.

Matriz de N. Sra do Perpétuo Socorro
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A cidade cresceu em um braço da Serra da Mantiqueira, a 132 Km de São Paulo e faz parte do Circuito das Águas Paulista. É banhada pelo Rio do Peixe, onde corredeiras e lindas cachoeiras fazem a alegria dos amantes de Esportes de Aventura que atraem para a cidade uma grande variedade de turistas. Além do Turismo Convencional e o Esporte de Aventura, a Estância de Socorro tem por base econômica a agricultura e centenas de Microempresas de Malharia. O clima ameno, o ar puro, as águas medicinais, os recantos de beleza natural, seus Hotéis, Pousadas e Centros de Lazer atraem a cada dia, mais Turistas para a cidade. A modernidade se mistura com os casarões do fim do Século XIX e início do Século XX, a exuberante natureza e a tranquilidade deu origem ao Slogan: “Socorro, caminhos da natureza”.

A economia de Socorro se estrutura em três atividades principais: Agropecuária, Turismo e Malharia. Socorro faz parte da região do Circuito das Malhas; que além desta, compreende as cidades de Monte Sião e Jacutinga, no sul de Minas Gerais, e a Cidade Paulista Serra Negra. A região é caracterizada pela presença do trabalho em domicílio. Um tipo de relação trabalhista que assegura a manutenção de empregos de um setor econômico baseado na fabricação de tricôs. Sua população é de 39.727 habitantes; segundo o Senso de 2010. 

Organização Eclesial e Santas Missões

A cidade de Socorro possui duas paróquias, a primeira dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da qual surgiu a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no ano de 2012, a 08 de Dezembro.

As Santas Missões Redentoristas já aconteceram na cidade no ano de 1979, e muito ainda se lembram de alguns dos missionários que lá estiveram como os padres Figueiredo, Copetti e Camargo.

Para reavivar a fé do povo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que em 1979 era uma capela, o pároco solicitou as Santas Missões Redentoristas para este ano de 2016. A responsabilidade da organização desta missão ficou com a Equipe Missionária de Tietê e a coordenação focou sob a responsabilidade do Pe. Sebastião Marques e do Ir. Alan Patrick Zucherato. Em fins de março foi realizada a primeira visita dos coordenadores à paróquia com a apresentação da irmã missionária, realização de reuniões de preparação com os padres da paróquia e contato com as pessoas da comunidade que, logo na primeira convocação, compareceram em peso.

Depois disso foram iniciados os primeiros trabalhos de organização das missões que estão sendo coordenados pela Ir. Teresa Mendonça.

Dados fornecidos à paróquia indicam um número de habitantes da Paróquia por volta de 17 mil, organizados em 26 comunidades rurais e urbanas. 

Até domingo (01), ocorre a pré-missão na paróquia. A terceira fase com a presença dos missionários redentoristas será realizada de 09 a 26 de junho. 

RAIO X DA PARÓQUIA 

Número de Setores Missionários: 133
Número de Coordenadores e auxiliares missionários: 260
Número de Comunidades: 6 Comunidades Urbanas e 20 Comunidades Rurais
Coordenadores das Santas Missões Redentoristas: Pe. Sebastião Marques e Ir. Alan Patrick Zucherato
Missionária: Ir. Teresa Mendonça - MC
Pré Missão: Dias 28 a 30 de Abril e 1º de Maio
3ª Fase: De 9 a 26 de Junho

 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...