Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Província Redentorista de São Paulo celebra 70 anos de sua instalação

Pioneiros alemães fundadores da Província de São Paulo.Pioneiros alemães fundadores da Província de São Paulo.

70 anos (1944 - 2014)

Graças ao arrojo, pioneirismo e coragem dos nosso primeiros bávaros alemães e a continuidade conseguida pelas gerações de brasileiros que os sucederam, a missão cresceu, se organizou e em 1944 foi instalada a Província de São Paulo, como uma unidade autônoma. Hoje nossa província é contada entre as 06 maiores da congregação em todo o mundo.

Na atualidade, nossa província conta 192 confrades distribuídos em 18 comunidades locais. Temos ainda confrades espalhados por outras unidades do Brasil e do mundo. Contando os pioneiros alemães e os brasileiros, de 1894 até a presente data, centenas de confrades já deram a sua vida pela Copiosa Redenção, e de muitos, os restos mortais estão depositados no Memorial Redentorista.

Fatos que antecederam a instalação

No início do mês de Julho de 1894, Dom Joaquim Arcoverde, de São Paulo, esteve em Roma, pedindo missionários para sua diocese. Sua solicitação foi aceita pelo superior geral da congregação, o pedido foi encaminhado e no dia 31 de Julho de 1894, nascia a Missão Redentorista de São Paulo e Goiás a ser assumida pelos bávaros alemães. Hoje, passados 120 anos, a missão se transformou em duas unidades muito florescentes da Congregação Redentorista.

Estando já em São Paulo, alguns dias após a sua chegada, a equipe formada por 12 missionários e encabeçada pelo Pe. Gebardo Wiggerman se dividiu. Parte foi destinada a Goiás, parte destinada a Aparecida. A equipe destinada à Aparecida aqui chegou no dia 30 de outubro de 1894, sendo acolhida festivamente na Estação Ferroviária. Presentes as autoridades, muita gente do povo e para não fugir à regra, banda de música e foguetório.

Para os nossos fundadores e para as gerações sucessivas sempre prevaleceram os objetivos iniciais propostos como razão mais forte para a missão: Evangelizar o povo e ser por ele evangelizado nos santuários e na pregação das Santas Missões.

Missões Redentoristas em 1965. 

Nossos pioneiros tinham a consciência de que, assumindo a pastoral dos Santuários, nas Santas Missões e nas outras frentes pastorais que foram sendo criadas, estariam cumprindo o carisma próprio e o intuito fundacional da Congregação. Hoje cabe a nós relembrar os que aqui, na Província de São Paulo, deram a vida pela missão. 

Cada um dos redentoristas que deu a sua vida pela missão na nossa querida Província de São Paulo, é uma "Memória Viva" de Jesus Cristo Redentor! 

Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R. 
Equipe Missionária de Araraquara (SP)

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...