Notícias

Qual o sentido do Hábito Redentorista?

Pe. Diego Antônio da Silva, C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Pe. Diego Antônio da Silva, C.Ss.R.

05 DEZ 2016 - 14H00 (Atualizada em 30 AGO 2022 - 09H46)

A12

Você sabe realmente o que ele significa o hábito redentorista? Ele representa, antes de qualquer outra explicação, o sinal de consagração e serviço de um missionário.

O primeiro e principal motivo já foi respondido. É um sinal externo de nossa consagração (cf. Compêndio Vaticano II – Perfectae Caritatis art. 17). Todos os Redentoristas, pela profissão religiosa, são verdadeiramente missionários a serviço da Igreja e do povo de Deus (cf. Const. nº 55).

Deste modo, o uso do hábito está diretamente associado à dinâmica do serviço, da diaconia ensinada e praticada pelo Redentor. Por isso que em nossa veste existe um corte transversal que recorda nosso compromisso assumido pela causa do Evangelho, em favor dos pobres a abandonados.

:: C.Ss.R: o que esta sigla significa?

:: Por que as freiras vestem Hábito Religioso?


Outro sinal interessante é que, diferentemente da batina diocesana, não há os tradicionais 33 botões. O motivo é a praticidade para a missão. Nos tempos fundacionais, isto é, na época de Afonso, as mulas eram o principal meio de transporte. Dessa forma, a batina, livre dos botões, facilitava, e muito, a vida dos missionários.

Nas mangas há apenas três botões que nos recordam a Trindade Santa e os três compromissos assumidos no dia da Consagração Religiosa, os votos de pobreza, de castidade e de obediência.

Vestimenta dos nobres e Hábito Redentorista


Na cintura trazemos na faixa o rosário, que nos recorda a devoção filial do Redentorista a Maria, bem como a necessidade da oração como meio de intimidade com Deus. Afonso era nobre, filho de uma tradicional família napolitana.

Um dos principais símbolos da nobreza nesse período era a espada que se utilizava na cintura. Desta forma, Afonso, após sua “conversão”, compreende que sua verdadeira arma é a oração e, aos pés de Nossa Senhora, deposita sua espada juntamente com toda a sua nobreza.

:: Guardiões da Imagem da Padroeira

Pela tradição Alfonsiana herdamos, além do rosário, a medalha e a cruz. Somos missionários da Copiosa Redenção, missionários do Santíssimo Redentor e, por isso, na cruz encontramos o maior símbolo da redenção. Somos chamados a ser anunciadores do amor redentor de Jesus.

O redentorista é chamado a ser forte na fé, alegre na esperança, fervoroso na caridade, humilde e sempre dado à oração (cf. Const. nº 20). Utilizamos o hábito não por privilégio ou status, mas como compromisso, sinal de pertença a Cristo!

Portanto, os Redentoristas não são Redentoristas porque usam o hábito, mas muitos fazem a opção de usá-lo porque são Redentoristas. É uma veste simples, usada em determinadas ocasiões, segundo os costumes e orientações pastorais que, além de testemunhar externamente a consagração religiosa, deve aproximar o religioso do povo.

Os redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu mistério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida, a fim de levar aos homens e mulheres a Copiosa Redenção (cf. Const. nº 20).


Escrito por
Pe. Diego Antônio da Silva, C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Pe. Diego Antônio da Silva, C.Ss.R.

Missionário redentorista e atualmente exerce o cargo de Prefeito de Igreja no Santuário Nacional de Aparecida.

42 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...