Por Pe. José de Lima Torres, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 26 MAR 2019 - 14H31

Realizado no Convento Velho, encontro vocacional resgata a história da Congregação Redentorista

Responder ao convite “Vem e Segue-me” de Jesus é um processo bonito e encantador. No início, muitas dúvidas e perguntas: Será que Deus está me chamando para ser um consagrado, um padre, um leigo comprometido na vida da Igreja em minha comunidade? Em síntese, qual é a minha vocação?

Foto de: Pe. José Torres

Pré-Convivência Vocacional

Na capela do convento, Ir. Viveiros inicia o 
momento oracional.

Nesse processo, outras perguntas vão surgindo: Ser padre, ser irmão, na diocese, numa congregação religiosa, onde? É um tempo importante de buscas e de questionamentos! A identificação com o carisma, com a missão e com o jeito de viver e evangelizar desse ou daquele grupo ajuda o jovem a definir-se e fazer opção.

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, realizamos um encontro chamado Pré-Convivência Vocacional para 28 jovens que estão sendo acompanhados por nós do Secretariado Vocacional da Província de São Paulo. Foi realizado na Comunidade Pe. Gebardo, ao lado da Matriz Basílica ou Basílica Velha, primeira casa onde os Missionários Redentoristas viveram por muitos anos e também a primeira Paróquia do Brasil dedicada à Nossa Senhora Aparecida.

Lá, também viveu o Servo de Deus Pe. Vitor Coelho de Almeida, é onde também está o Memorial Redentorista. A casa, tombada pelo Patrimônio Histórico, mantém o estilo antigo com seus traços originais. Estar nesse espaço histórico foi muito significativo para os jovens vocacionados, missionários do futuro.

Foto de: CDM Santuário Nacional

15-12-1912 - Convento Redentorista - Praça Nossa Senhora Aparecida

Prédio onde se localiza a Comunidade Pe. Gebardo, também conhecido como Convento Velho.

 

São convidados para a Pré-convivência aqueles vocacionados que durante o processo de acompanhamento vocacional participaram dos encontros regionais, do retiro e mantiveram contatos constantes conosco. A partir desse processo vocacional, eles foram considerados aptos a fazer uma experiência mais profunda de formação e discernimento conosco. Em janeiro, esses jovens participarão da Convivência Vocacional e, possivelmente, muitos deles ingressarão em nossos seminários em 2016.

Foto de: arquivo pessoal

Pré-Convivência Vocacional

Jovens vocacionados em contato 
direto com a história redentorista.

A experiência positiva de um encontro vocacional no “Convento Velho” é muito importante para o processo de construção de uma “cultura vocacional” na Província de São Paulo. Foi essencial a receptividade e colaboração dos confrades. Uma comunidade que valoriza e apoia as vocações, abre-se para as novas experiências e faz germinar as sementes de vocação que darão muitos frutos para o Reino. Com a ajuda de Deus, a companhia amorosa da Mãe Aparecida e a colaboração dos confrades teremos uma boa colheita.

Somos profundamente agradecidos aos confrades e aos funcionários que nos acolheram com muito carinho e disponibilidade na Comunidade Pe. Gebardo e nos permitiram realizar a 1ª Pré-convivência vocacional.

No próximo final de semana, dias 20, 21 e 22, teremos o segundo encontro de Pré-convivência no Seminário São Geraldo, na cidade de Sorocaba (SP), para outros onze jovens vocacionados. Pelo bom êxito do trabalho vocacional da Província, pedimos as suas orações.

Pelo Secretariado Vocacional,
Pe. José Torres e Ir. Viveiros,
Missionários Redentoristas.

Clique aqui e confira mais fotos do encontro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José de Lima Torres, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...