Por Redação A12 Em Redentoristas

Redentoristas celebram o Santíssimo Redentor em Aparecida (SP)

O Santuário Nacional acolheu neste domingo (17) alguns missionários redentoristas que se reuniram na missa das 18h para celebrar o Santíssimo Redentor.

redentoristas celebram o Santíssimo redentos em Aparecida julho 2016

Na ocasião, presidiu a celebração o padre José Inácio Medeiros, vice-provincial da Província de São Paulo da Congregação do Santíssimo Redentor.

Padre Inácio explica em um texto por que a congregação leva o nome do Santíssimo Redentor.

Confira:

GENTE DISPOSTA A SEGUIR O REDENTOR
“Junto D’Ele (Cristo) é Copiosa a Redenção”

 

Acredito que a maioria dos leitores sabe que os padres e irmãos redentoristas que trabalham em Aparecida ou nas Santas Missões pertencem a uma congregação religiosa chamada de Santíssimo Redentor. Da palavra redentor, vem o nome popular: Redentoristas. Mas, talvez poucos sabem o porque a sua congregação religiosa tem este nome de “Santíssimo Redentor” e o que isso na prática significa.

Na sua origem este instituto religioso chamava-se Ordem do Santíssimo Salvador, por ter sido fundado no dia 09 de novembro, dia do Santíssimo Salvador, título da Basílica de São João de Latrão, em Roma. A mudança de Salvador para Redentor se deu na ocasião da aprovação do novo instituto pela Santa Sé, pois já havia um outro instituto religioso com o mesmo nome.

 

"...a partir da Experiência de Santo Afonso com Jesus, o Santíssimo Redentor, Afonso passou a afirmar que cada redentorista deve prosseguir o exemplo Dele, pregando a Palavra de Deus aos pobres". 

O título da Congregação nos ajuda então a identificar o elemento fundamental de sua espiritualidade que foi se constituindo e se desenvolvendo a partir da experiência pessoal de Santo Afonso, o seu fundador. A partir de sua experiência de intimidade com Jesus, Santíssimo Redentor, Afonso passou a afirmar que cada redentorista deve prosseguir o exemplo Dele, pregando a Palavra de Deus aos pobres. Madre Celeste Crostarosa a poucos meses proclamada beata da Igreja fala que o redentoristsa deve ser “Memória Viva” do Redentor.

As constituições da Congregação Redentorista afirmam que os seus membros são “Chamados a continuar a presença de Cristo e de sua missão de Redenção” no coração do mundo (Constituição 23), ou seja, o projeto salvífico de Jesus é que faz existir e dá razão ao Instituto do Santíssimo Redentor. Cada missionário deve ser uma expressão viva do Redentor que assim continua nele sua obra de salvação.

A forma de vida e de ação de um redentorista deve privilegiar a pregação da Palavra de Deus aos pobres, mostrando que eles são amados de Deus, sujeitos da Redenção de Deus, na forma mais abundante possível.

Cada redentorista, como servo audaz de Cristo Redentor, é chamado a fazer a dupla experiência de Afonso: buscar a todo custo a união com Cristo Redentor, tendo os seus mesmos sentimentos e sua mentalidade, como também a realizar a mesma obra apostólica de salvação. Cada redentorista deve, portanto, ser aquele que abre a porta da salvação, sobretudo, aos pobres e mais abandonados de qualquer tempo ou lugar. Continuando a seguir o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando a Palavra de Deus, tendo aos pobres como preferência, como fez Afonso, os mais humildes e abandonados sentirão a misericórdia, pois Deus não lhes nega a salvação. Para o redentorista, cada dia ou cada ano é tempo de Misericórdia.

Esta caridade apostólica leva a todos a participarem da missão salvífica de Cristo Redentor, dando a vida por ela, e por ela se identificando com Cristo, que por meio de cada redentorista continua a cumprir a vontade do Pai, realizando a redenção dos homens. Por isso, os missionários de São Geraldo, são os missionários redentoristas!

 

Padre José Inácio Medeiros
Província de São Paulo

 

Conheça as Missões Redentoristas

Solenidade do Santíssimo Redentor

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...