Por Pe. Sebastião dos Reis dos Santos, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 03 ABR 2019 - 08H58

Renovação da Missão Redentorista em Lagoa da Prata (MG)

A Cruz lembrando a Missão Redentorista

Contextualizando para conhecer

Com uma população de sessenta e cinco mil habitantes, a cidade de Lagoa da Prata (MG) está localizada nas proximidades da nascente do Rio São Francisco. Na cidade estão instaladas três grandes indústrias, que geram emprego e aquecem a economia da região. Além destas, o comércio é muito importante para a economia local, especialmente aquele relacionado à Indústria de bicicletas e motocicletas, com grandes distribuidoras do ramo.

Com o crescimento da cidade, aumentaram também os problemas sociais com fortes repercussões na família e na sociedade. Atualmente, a cidade conta com quatro paróquias: São Carlos Borromeu, a mais antiga; na sequencia temos, São Sebastião, São Francisco e Nossa Senhora de Guadalupe, todas pertencente à Diocese de Luz. 

Comunidade de comunidades

A quarta fase das missões irá acontecer na Paróquia São Sebastião, cujo pároco atual é o Pe. José de Castro, muito amigo dos Redentoristas e admirador da nossa Missão Popular e de nosso Projeto Missionário.

Nesta paróquia, a missão Redentorista, nas suas várias fases, aconteceu no ano de 2011. Com a presença do novo bispo diocesano, Dom José Aristeu Vieira, a pastoral da diocese de Luz tornou-se mais dinâmica, quando se prioriza a comunidade como lugar da partilha, tendo esta frase como viés: “Redescobrindo a alegria de ser comunidade Missionária”. Esta prioridade da diocese está em sintonia com o nosso Projeto Missionário Redentorista: Viver e Crescer em comunidade. Nesta perspectiva, o Dia de Formação dos Coordenadores e Auxiliares terá como base para as reflexões: o documento 100 da CNBB “comunidade de comunidades uma nova paróquia”. 

Renovação das Missões 

“Em uma sociedade cada vez mais plural, sejamos integradores de forças na construção de um mundo mais justo, reconciliado e solidário” (Mensagem CELAM, 2007).

No período de dez a dezoito de setembro, cinco missionários estarão realizando a Pós-Missão, visitando e celebrando nas treze comunidades que formam a paróquia de São Sebastião. A irmã missionária, Stela, desde o dia dez de agosto faz-se presente na paróquia, onde buscou organizar as comunidades e fazer o convite para a celebração do Tríduo de preparação para a Pós-Missão, a quarta fase da Santa Missão Redentorista.

A presença da equipe missionária na Paróquia, dará continuidade ao “Projeto Missionário” iniciado por ocasião das Santas Missões, da qual ainda temos lembranças vivas e agradáveis.

A Pós-Missão tem objetivos importantes como os de possibilitar o reencontro da comunidade com o missionário, reorganizar e reestruturar os setores, fortalecer a caminhada da comunidade e refazer e realimentar a Perseverança em cada coração e no setor missionário.

Dentro da programação desses dias teremos uma tarde de “Formação para os Coordenadores e Auxiliares”, no final de semana e a Missa de Encerramento Final, envolvendo as comunidades e grupos, pastorais da paróquia. É preciso anunciar para fazer acontecer o Reino do Cristo, como sinal de Esperança.

Pe. Sebastião Reis dos Santos, C.Ss.R.
Equipe Missionária - Araraquara, SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Sebastião dos Reis dos Santos, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...