Por Redentoristas Em Redentoristas Atualizada em 29 ABR 2020 - 10H47

São Clemente Hofbauer, um modelo de fé

São Clemente

São Clemente Maria Hofbauer foi o santo
Redentorista que difundiu a
Congregação para o resto do mundo.

São Clemente Maria Hofbauer foi o santo Redentorista que difundiu a nossa Congregação para o resto do mundo, cofundador da Congregação Redentorista, ao lado de Santo Afonso Maria de Ligório. Nasceu na região de Morávia (República Tcheca), em 1751. Filho de uma família de poucas posses, perdeu o pai aos sete anos de idade. Sua mãe então lhe disse, aos pés do crucifixo: “Meu filho, a partir de agora, é ELE o teu pai. Cuida de andar sempre pelos caminhos que são do agrado dele”. A sua fé levou-o a ver na Espiritualidade Redentorista as bases necessárias para aplicar no seu dia a dia o amor a Deus e a seu irmão, levando-o a agir como um apóstolo evangelizador e missionário – como Deus queria que ele fosse. Por ser pobre, teve dificuldades de entrar em uma ordem religiosa e iniciar o seminário. 

Só aos 29 anos, depois de ter sido padeiro em três lugares, entre eles o mosteiro dos Monges Brancos de Bruck, onde aprendeu Latim, e de ter vivido dois anos como eremita, obrigando-se a suportar rigorosos jejuns, duras penitências e longas vigílias de oração, encontrou duas senhoras distintas que financiaram seus estudos. Estudou na Universidade de Viena (Áustria), ficando frustrado com os cursos das matérias eclesiásticas, cheias de racionalismo e de outras visões e doutrinas questionáveis, mas manteve a sua fé na busca do sonho do sacerdócio. Quando se ordenou padre, foi enviado a Varsóvia (Polônia), sendo-lhe confiada a Igreja de São Beno, onde criou o abrigo “Refúgio Menino Jesus”, para meninos que viviam abandonados nas ruas. Pedia dinheiro nas ruas para manter o abrigo e continuar alimentando, vestindo e dando estudo e formação cristã aos meninos. Na época, Varsóvia atravessava um momento político religioso crítico e, devido à falta de boas escolas, as famílias ricas passaram a levar seus filhos para estudar no abrigo Menino Jesus, financiando, assim, a instituição. São Beno tornou-se o centro florescente da Igreja Católica. No púlpito, Clemente falava o que o povo precisava ouvir. Pregava de tal modo que parecia conhecer os pecados das pessoas, fazendo-as experimentar a bondade de Deus e a viver conforme a vontade divina.
 
Criou escolas que evangelizaram pobres e ricos e formou a “Associação dos Oblatos do Santíssimo Redentor”, em Varsóvia, hoje chamados Missionários Leigos Redentoristas. Tornou-se rico na evangelização dos pobres, mostrando para o mundo as diversas faces da pobreza. A sua dedicação e seu trabalho na Espiritualidade Redentorista chegaram até o conhecimento do Papa Pio VII, que, por sua vez, influenciou o Imperador Francisco da Áustria e conseguiu que fosse criada a primeira Fundação Redentorista fora da Itália. O que fez de Clemente Hofbauer um santo? Não fez nenhum milagre que nos deslumbrasse, nem teve visões ou êxtases para nos maravilhar.

Teve até faltas - um temperamento alemão irritadiço, uma tendência a ser áspero. No entanto, se pudéssemos passar umas horas com ele, iríamos descobri-lo como um homem de uma fé excepcionalmente forte, de extraordinária calma e paz, com incansável zelo apostólico, que fazia da sua simplicidade a principal característica da sua santidade. Aceitava a vontade de Deus do jeito que ela vinha. Fez todo o bem de que foi capaz. Levou uma vida de inocência e de serviço, dedicando-se a louvar a Deus e a levar os outros a servi-lo. Em 29 de janeiro de 1888, foi beatificado pelo Papa Leão XIII e canonizado, em 1909, pelo Papa Pio X. Foi indicado padroeiro de Viena pelo Papa Pio X, em 1914. Pelo seu modo totalmente simples de se tornar santo, São Clemente Maria Hofbauer é um modelo para todos nós.
 
Esmeralda Pitanga e João Carlos
Fonte: missionariosleigosrj.blogspot.com.br 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...