Por Redentoristas Em Redentoristas

Superior Geral Redentorista agradece aos participantes do Capítulo Geral

padre_michael

O Superior-Geral dos Redentoristas, padre Michael Brehl, envia carta da Congregação, na qual ele faz uma síntese do que foi e como foi o Capítulo Geral na perspectiva da festa da Imaculada Conceição, patrona da Congregação. Confira na íntegra a versão em Português, traduzida pelo Portal A12.

Queridos confrades, irmãos, irmãs associados laicos e amigos.

Saudações de Roma ao celebrar a Imaculada Conceição nossa patrona. No dia 24 de novembro celebramos a missa de encerramento da fase canônica do XXV Capítulo Geral, em Pattaya, Tailândia. Foram quatro semanas de intensa oração, discernimento e tomada de decisões que os capitulares viveram unidos em um espírito de solidariedade fraternal com toda a congregação e a família Redentorista.

Este Espírito de Comunhão entre os participantes do Capítulo se fortaleceu por momentos de orações duas vezes ao dia, pela Eucaristia significativa e outros serviços litúrgicos.

A organização para a distribuição dos assentos na aula e o trabalho em pequenos grupos aninou também a participação dos delegados.

Muitos dos senhores puderam acompanhar o capítulo mais de perto do que nunca, por meio das atualizações diárias, a transmissão ao vivo e a comunicação com os delegados das suas Unidades que participaram do capítulo. Nós que estávamos em Pattaya, sentíamos o apoio de suas orações, mensagem e interesse. Obrigado por sua participação durante o capítulo.

O Governo Geral recentemente eleito se reunirá em Roma no meio de janeiro para começar o seu serviço a congregação. Nessa ocasião, vamos preparar e publicar os documentos da fase canônica, incluindo mensagens, decisões e outras orientações. Muitas dessas já foram comunicadas de maneira extraoficial e vos animo a lê-las, estuda-las, e discuti-las, enquanto nos preparamos para a terceira fase do Capítulo Geral que se desenvolverá nas conferências em algum momento entre maio e outubro de 2017.

Entre as decisões mais importantes tomados no Capítulo Geral estiveram as decisões para continuar o processo de reconstrução da congregação com todas suas implicações e de continuar com as conferências como um instrumento a esta reconstrução. Estas decisões foram requeridas por nosso compromisso de renovar nossa missão e revitalizar nossa vida Apostólica, por meio do fortalecimento dos laços de solidariedade mundial e escutando atentamente o grito do nosso mundo ferido.

O Capítulo aprovou um número considerável de decisões – quase 60 no total – e estas tocaram várias dimensões de nossa Vida Apostólica, incluindo o trabalho missionário, a vida comunitária apostólica, a formação inicial e contínua, irmãos e associados laicos, o governo, e as questões econômicas. O Governo Geral trabalhará para prover um plano e um marco para sua implementação, para ser apresentado na terceira fase do Capítulo Geral. É importante recapitular que os capitulares tomaram de modo muito sério a preparação, as preocupações, sugestões que vieram as comunidades locais de toda a congregação e que foram integradas no documento de trabalho. Estas decisões vieram da preparação dos senhores! Juntos, trabalharemos para implementa-las sabia e corretamente.

Alguns pontos a destacar da fase canônica do Capítulo Geral incluíram o retiro guiado pelo Cardeal Tagle, a participação y apresentações dos cinco associados laicos, a presença e a contribuição dos sete irmãos, e a rica discussão que surgiu a partir do documento de trabalho tão bem preparado. Estas experiências influenciaram muito a tomada de decisões. Necessitamos continuar esse processo de diálogo y participação.

Celebrar a fase canônica do Capítulo Geral no centro Redentorista de Pattaya, foi também uma grande benção para nós. Para muitos dos participantes foi também a primeira experiência na Ásia. Cada dia nos encontrávamos com mulheres, homens, crianças e adultos jovens, que formam parte dessa comunidade única que vivem servindo-se mutuamente em um espirito de abertura e respeito. Feitas nossas discussões sobre o mundo em que vivemos e a que somos enviados, enquanto encontrávamos cada dia os jovens e os descapacitados, os abandonados e aqueles que os cuidam. Estamos especialmente agradecidos com a Província da Tailândia por sua extraordinária Boas-Vindas e pela oportunidade.

Como podem imaginar, o Capítulo Geral supõe um duro trabalho! Experimentamos momentos de tensão e conflito, de mal-entendidos e disputas. Provavelmente eram nesses momentos quando experimentamos mais fortemente o poder da Graça do Espírito Santo, que nos seguiu através dessas semanas. Nos reunimos em nome de Jesus o Redentor e sabíamos que estávamos acompanhados por Maria, nosso Perpétuo Socorro, e Afonso nosso fundador. Que eles sigam acompanhando-nos em nossa vocação como testemunhas do Redentor: Solidários para a missão em um mundo ferido!

Durante esse tempo do Advento, junto com Maria Imaculada, esperamos com gozosa esperança, com toda a Igreja, a vinda de Nosso Redentor, Deus Conosco.

Desejando-lhes paz, alegria e esperança no Natal e sempre,

Seu irmão no Redentor,

Michael Brehl, C.S.s.R

:: Qual o sentido do hábito redentorista

:: A força do missionário

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...