Por Thamara Gomes Em Notícias

Testemunho Vocacional: Fr. Tiago Samuel

No próximo sábado (25), três Missionários Redentoristas serão ordenados diáconos no Santuário Nacional de Aparecida. A juventude será convidada a participar de maneira especial desta celebração e a refletir também sobre o seu próprio caminho vocacional. A missa acontecerá em um horário diferenciado, às 17h30, com transmissão da TV Aparecida.

Missa da juventude

Nós conversamos com o Fr. Tiago Samuel sobre sua caminhada vocacional e formativa. Junto com ele, também os jovens Reinaldo Beijamin e Henrique César serão acolhidos para o ministério diaconal da Igreja.

Conheça a história deste jovem missionário:

Foto de: arquivo pessoal

Tiago Samuel Nunes Ferro

Tiago é natural de Sorocaba (SP), filho de Isabel e Francisco, e irmão de Luciano. Começou seu processo vocacional com os missionários redentoristas no ano de 2001 ainda bem jovem. Participou de encontros vocacionais, sendo então acompanhado pelos promotores daquele período em Aparecida (SP).

Ingressou no Seminário Santo Afonso no ano de 2004, onde iniciou sua caminhada com os redentoristas da Província de São Paulo e passou a cursar o ensino médio. Vivenciou partilhas significativas nesta etapa formativa.

Após esse tempo de experiência fecunda, deu continuidade ao processo formativo na etapa do propedêutico em 2007, quando morou no seminário Nossa Senhora Aparecida, exercendo sua pastoral no Santuário de Aparecida e no Lar Nossa Senhora Aparecida. Na sequência deste tempo de graça, iniciou sua caminhada no seminário São Clemente, onde passou a aprofundar o conhecimento filosófico na PUC-Campinas, atuando pastoralmente na Paróquia Santo Afonso de Ligório e a na Paróquia Santa Luzia.

Foto de: Portal A12

ordenação diaconal redentorista reinaldo, Tiago e Henrique

Reinaldo, Tiago e Henrique serão ordenados diáconos no Santuário Nacional de Aparecida.

 

 

 

 

 

 

 

Na busca de um maior aprofundamento da espiritualidade redentorista, vivenciou um proveitoso tempo no Seminário Santa Teresinha, na cidade de Tiête (SP), onde realizou seu noviciado junto com jovens de outras províncias. Tiveram uma experiência profunda sobre o carisma da Congregação Redentorista e sua missão no mundo, período próprio para encontro com sua interioridade. Exerceu sua pastoral na comunidade São Francisco de Assis.

Em 2013, realizou sua profissão religiosa de votos temporários e iniciou seus estudos teológicos no Itesp. Residiu na Comunidade do Alfonsianum por dois anos, onde atuou pastoralmente na Comunidade Santo Antônio, região de Heliópolis. Atuou pastoralmente também na Paróquia Santo Cristo dos Milagres, em Cidade Tiradentes (SP).

Em 2015 mudou-se para a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano. Durante o ano, pôde aprofundar seus conhecimentos teológicos a partir da experiência da fé e da simplicidade. Em 2016, conclui os estudos teológicos.

Desde fevereiro, integra a equipe missionária da província de São Paulo. Reside, atualmente, na comunidade missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de São João da Boa Vista (SP).

Foto de: Thiago Leon

Abertura das Santas Missões na Arquidiocese de Aparecida_Foto: Thiago Leon

Missa de Abertura das Santas Missões na Arquidiocese de Aparecida.

 

Durante o processo de formação, Tiago procurou aprofundar-se ainda mais, para servir melhor o povo de Deus, a Igreja e a Congregação do Santíssimo Redentor espalhada pelo mundo.

Pela Congregação redentorista, tem a oportunidade de viver o carisma de Santo Afonso e de aprofundar com intensidade nos elementos da vida redentorista, sendo seguidor dos passos de Cristo Redentor e um instrumento nas mãos de Deus para os mais abandonados.

:: Conheça melhor as etapas de formação de um Missionário Redentorista na Província de São Paulo.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...