Por Missões Redentoristas Em Redentoristas Atualizada em 27 MAR 2019 - 15H52

Um povo a ser evangelizado

As Missões Redentoristas são um trabalho realizado com a grande massa do povo, integrando aquilo que é chamado de Pastoral de Massa ou Pastoral Popular. A palavra massa aqui não é usada em sentido pejorativo, como muitas vezes se usa. Isso porque a missão não se dirige a um grupo específico de Igreja, mas se volta para todo o povo. Um movimento de Igreja é voltado para um grupo específico, reduzido, a missão não! Um povo é uma massa, em certo sentido, anônima, que se movimenta 24 horas por dia, sendo a grande multidão que as Missões querem atingir. O povo a ser evangelizado já tem um sentido inicial de pertença, mas essas pessoas, mesmo tendo o sentido de pertença, precisam ser ajudadas a caminhar num processo de integração mais ativo em sua comunidade paroquial. Portanto, quando se fala de Pastoral de Massa, fala-se da grande multidão que se reúne convocada pela Palavra de Deus. Com as missões, o povo de Deus toma consciência de que a vida de comunidade é a melhor resposta aos contravalores da sociedade hodierna que teima em levá-lo ao individualismo e à despersonalização.

As Santas Missões, com sua metodologia, criam espaços de participação, como são os Setores Missionários; depois vem a integração nos serviços e ministérios da comunidade. Dessa forma as pessoas vão saindo daquele “ajuntamento anônimo” já existente, passando a uma “comunhão de sentido e de esperança” que as leva a serem agentes da própria história. Na sociedade atual, pode-se encontrar nessa grande massa todos os tipos de pessoas: aquelas mais ingênuas, outras mais conscientes; umas passivas, outras mais ativas; umas soltas ou desgarradas, outras mais engajadas. Dentro da massa do povo também é possível encontrar as correntes mais diversificadas. Há os participantes e os curiosos, os exaltados e os conformados, a turma dos que querem deixar a “banda passar”, identifi cados como os católicos de ocasião e a turma que “arregaça as mangas e parte para a ação”. Mas o que importa perceber é que a grande massa de povo possui dentro de si um vasto potencial de força, de esperança, de vida e de criação, que é preciso valorizar e desenvolver. Por isso mesmo, as Missões Populares continuam sendo o grande “tempo da graça de Deus” na vida das comunidades. 

 Confira as demais notícias do Informativo Missionário deste mês:

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Missões Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...