Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias

Vocação: expressão de misericórdia

No mês de agosto, a Igreja Católica convida todos os fiéis a rezar pelas vocações, incentivando também a reflexão sobre o tema ao abordar os diversos tipos de chamado. Nesse período, anualmente, a Pastoral Vocacional Redentorista realiza também a Semana Vocacional, com o apoio do Santuário Nacional de Aparecida e da Rede Aparecida de Comunicação.

Com inspiração nas propostas do Papa Francisco para o Ano Santo da Misericórdia, a 47ª Semana Vocacional abordará o chamado divino sob a ótica da caridade e compaixão de Deus através do tema “Vocação: Expressão de Misericórdia”. O lema “Eu vi a miséria do meu povo” (Ex 3,7) registra o comprometimento e a sensibilidade do Pai Misericordioso em favor de seus filhos.

Semana Vocacional 2016

O livro do Êxodo apresenta Deus muito perto de nós, caminhando conosco, sensível aos acontecimentos que envolvem nossa vida. O divino age de modo humano. Como nós, Ele vê, fala, ouve, tem sentimentos e sensibilidade com os sofrimentos dos outros. Deus toma partido. Diante da injustiça e da opressão, desce para ver de perto o que está acontecendo. Ele age com determinação. Para libertar e salvar seu povo da escravidão, faz uso da mediação humana, chama Moisés e o envia com uma missão bem determinada: “Vá! Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel”.

É importante perceber que toda vocação apresenta algumas dimensões fundamentais: “Chamado-Resposta-Envio-Missão”. Essa dinâmica acontece no diálogo entre Deus e o vocacionado.

 

Jubileu Misericórdia - Divulgação (1)

A iniciativa do chamado é sempre de Deus. Como expressão máxima da caridade, a misericórdia é a compaixão que o coração experimenta frente à miséria e à necessidade do próximo. Para que a misericórdia continue acontecendo no mundo, Deus chama e envia.

A 47ª Semana Vocacional tem como propósito despertar em todos a mesma capacidade de Deus manifestada no livro do Êxodo: Ver a miséria do povo, ouvir o seu clamor, conhecer o seu sofrimento e aproximar-se dele para libertá-lo.

Com o objetivo de estimular a realização da Semana Vocacional em paróquias, comunidades e grupos, a Pastoral Vocacional Redentorista disponibilizará, durante esta semana, subsídios de apoio relacionados ao tema central. A cada dia, uma vocação específica será abordada.

Ir. Viveiros e Thamara Gomes

 Leia mais: Como realizar uma Semana Vocacional?

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...