Por Redentoristas Em Notícias

Morre Padre Guilherme Tracy, fundador da Comunidade Vida Nova

Arquivo.
Arquivo.

Faleceu na noite desta quinta-feira, dia 12 de abril, em Curitiba, o Missionário Redentorista Pe. Guilherme (William) Tracy, fundador da Associação Comunidade Vida Nova.

Ele nasceu nos EUA, no dia 05 de junho de 1929. Entrou ainda jovem para o seminário redentorista na Província de Baltimore (EUA), fez a Primeira Profissão Religiosa em 02 de agosto de 1950 e foi ordenado sacerdote no dia 19 de junho de 1955. Viveu 89 anos, dos quais 68 anos como religioso redentorista e 63 como sacerdote.

Veio para o Brasil há aproximadamente meio século, e viveu aqui trabalhando como missionário em diversas frentes: nas Missões Populares, nas Paróquias, na formação dos novos redentoristas, foi mestre de noviços. Mas houve um momento em sua vida, que padre Guilherme foi surpreendido pelo problema do alcoolismo. Descobriu que era um alcoólatra e buscou tratamento. Foi para os EUA e ficou numa comunidade terapêutica que o ajudou a reencontrar o equilíbrio para voltar às suas atividades, reforçando em cada amanhecer que será fiel “só por hoje” e assim conseguiu viver muitos anos, perseverando cada dia de uma vez.

Voltando ao Brasil decidiu fundar uma comunidade terapêutica para cuidar de padres, freiras, seminaristas e leigos que enfrentam problemas com alcoolismo e dependência. Em 1981, em Curitiba (PR), criou a Comunidade Vida Nova. Nesses quase 40 anos de existência a Comunidade Vida Nova já cuidou de mais de 800 padres, vindos das mais diversas regiões do Brasil e do exterior. Também já acolheu dezenas de freiras, seminaristas e muitos leigos que sofriam com a dependência.

Para ajudar na compreensão da doença do alcoolismo, padre Guilherme em parceria com a Irmã Terezinha Dias lançou o livro “Meu pai bebia demais, hoje sou um adulto que sofre”. Esse livro foi publicado pela Editora Santuário e já vendeu milhares de exemplares por todo o Brasil.

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...