Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 24 OUT 2019 - 12H28

Os 10 Mandamentos do Missionário

Ser um missionário não é uma decisão muito fácil de ser tomada. Porém, seguindo alguns princípios básicos, podemos estar mais certos de que, em tudo, estaremos tentando fazer a vontade de Deus, como fez por exemplo São Geraldo Majella.

Ele foi um santo irmão redentorista que, em tudo, buscou fazer a vontade de Deus. Para conseguir ser um religioso, ele teve que enfrentar muitas lutas e vencer as próprias limitações, e até mesmo sua saúde debilitada.

:: Dez características do Missionário Redentorista

Confira abaixo uma lista com dez mandamentos do missionário para te ajudar a assumir esta tarefa, que compete a cada batizado, e aceite entregar-se inteiramente à vontade de Deus.

1 - Saber ouvir

O missionário deve ser um homem com grande capacidade de diálogo e escuta, sabendo adaptar-se às culturas e aos ambientes, descobrindo seus valores, sem sentir-se superior aos demais. Ele deve ter convicções profundas. Porém, nem por isso deve considerar-se o 'dono da verdade'.

:: Dez características do Missionário Redentorista

Shutterstock.
Shutterstock.


2 - Saber acolher

O missionário precisa acreditar numa cultura que considera a pessoa como centro de tudo. Desta forma ele aprende a valorizar a hospitalidade e a acolhida dos pobres. Por isso, gosta da presença do povo e de ser rodeado por ele. A convivência com o povo é a sua escola de missão.

Shutterstock.
Shutterstock.


:: O que é ser Missionário Redentorista

3 - Saber se solidarizar

O missionário não pode viver à margem dos problemas do povo, mas também não pode cair em atitudes paternalistas. Ele leva na sua formação uma grande sensibilidade humana e social, com um forte sentido de justiça e de verdade. Ele sabe que os pobres são os preferidos de Deus e a eles se entrega sem condições ou meio-ermos. Ele deve acreditar, sim, na Justiça do Reino.

Shuttestock.
Shuttestock.


4 - Saber resistir

Consciente da situação em que vive, o missionário sabe aguentar os momentos difíceis, sem desistir. Faz-se presente quando precisam dele, porque sabe que sua missão não tem horários. A resistência a tudo o que atrapalha a caminhada da sua comunidade é a sua força.

Shutterstock.
Shutterstock.


:: Por que o missionário não tem lugar fixo?

5 - Saber esperar

A paciência é uma das virtudes mais missionárias que existe. Caminhar com um povo e colocar-se no ritmo de sua história implica saber esperar com paciência o que vai acontecer, pois 'quem sabe faz a hora'.

Shutterstock.
Shutterstock.


6 - Saber crer no Deus da Vida

A fé em Deus e um amor profundo e pessoal por Jesus Cristo são fundamentais para a vida do missionário. Se não houver fé, não há missão. A fé do missionário tem de converter-se em paixão pelo anúncio do Evangelho.

:: A devoção mariana dos Missionários Redentoristas

shutterstock
shutterstock


7 - Saber amar sem condições

Encontramos a Deus e a Cristo nos pobres, necessitados e naqueles que morrem ante a indiferença e o desprezo, já que eles são os preferidos de Deus. O missionário percorre os caminhos do Evangelho, com os pobres e pelos pobres.

Shutterstock.
Shutterstock.


8 - Saber orar sem desanimar

Sem a oração, não pode haver vida de fé; e sem fé, a vida missionária desmorona. Na oração e na escuta da Palavra de Deus, o missionário aprende a construir o Reino. A oração é o seu alimento de cada dia e o sustentáculo na missão.

Thiago Leon
Thiago Leon


9 - Saber assumir a Cruz

Missão, cruz e missionário devem formar um trio inseparável, assim como foi na vida de Jesus. Não há outro caminho possível a percorrer. A missão nasce e cresce aos pés da cruz. A constância e a paciência são frutos de uma cruz aceita com alegria.

:: A Cruz: chave da Redenção do mundo

shutterstock
shutterstock


10 - Saber ser coerente

A credibilidade do missionário apoia-se no testemunho de vida, até as ultimas consequências. Necessita de muita paciência consigo mesmo para começar de novo, cada dia, sem desanimar frente aos fracassos.

Todos os cristãos são missionários, pois esta é a verdadeira natureza da Igreja. Rezemos para que esta consciência cresça e se difunda em todos os batizados, fazendo reavivar a nossa fé e nos ajudando a levar esta luz a todos os povos.

:: Quer ser um Missionário Redentorista? Fale com a gente! 

shutterstock
shutterstock



Fonte: Texto adaptado Missionários Combonianos.

79 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...