Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 08 MAI 2018 - 12H43

Redentoristas celebram 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional
Santuário prepara celebrações especiais e grande evento em agosto em celebração aos 40 anos da restauração da Imagem.

Há 40 anos o Brasil presenciava a quebra da imagem original de Nossa Senhora Aparecida; maior símbolo nacional da fé, mas também o restauro e o retorno da Imagem ao Santuário Nacional. 

"Nossa Senhora renasceu das águas, ela foi reencontrada a partir de uma realidade difícil, ela foi dada novamente ao povo brasileiro, era quase impossível refazer aquela obra", assinala o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado em 16 de maio de 1978, sendo quebrada em mais de 200 pedaços. A artista plástica Maria Helena Chartuni recebeu a missão de reconstruir a Imagem, o que foi realizado na capital paulista. 

Após 33 dias, a Imagem foi levada de volta ao Santuário Nacional de Aparecida, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto do mesmo ano, causando comoção nacional. Uma multidão esperava pela Imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional e da Rodovia Presidente Dutra.

:: Maria Helena Chartuni conta experiência do restauro da Imagem de Aparecida

Dessa época, recordamos a presença de alguns missionários redentoristas que vivenciaram essa parte da história da devoção de Aparecida. 

Entre eles, o Irmão Clemente que trabalhava como sacristão e alfaiate, o Irmão João Batista do Amaral, que coordenava o trabalho pastoral junto aos coroinhas, o reitor do Santuário Nacional, padre Izidro de Oliveira Santos e padre Antonio Lino que presidiu a celebração de retorno da Imagem e era o responsável pela pastoral dos romeiros. Muitos outros nomes serão lembrados nesse ano, ao reviver a história dessa devoção.  

Programação da Celebração da Restauração


Para marcar esse fato histórico, o Santuário Nacional prepara a partir deste mês a Celebração da Restauração e uma carreata de São Paulo a Aparecida. 

:: Saiba mais sobre a Celebração da Restauração

Os devotos de Nossa Senhora Aparecida serão convidados a recordarem a restauração da Imagem, em celebrações semanais na Basílica Velha sempre aos sábados das 15h às 15h30.

De 19 de maio a 18 de agosto, a Celebração da Restauração será conduzida pelo missionário redentorista padre Alberto Pasquoto. A cada mês um tema será rezado e refletido, relacionando a situações que também precisam de restauração como explicou o reitor da Casa da Mãe Aparecida. 

No dia 19 de agosto de 2018, uma programação especial tem início com Santa Missa, na Catedral da Sé, presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, às 7h30, com a presença da imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida, seguida de carreata rumo ao Santuário Nacional.

No Santuário Nacional, uma nova celebração de acolhida da Imagem será realizada às 14h, no interior da Basílica, após a chegada da carreata. O momento solene contará ainda, com a coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, já que neste dia a Igreja Católica comemora a Festa de Assunção de Nossa Senhora.

A Celebração da Restauração terá transmissão da TV Aparecida, direto da Basílica Velha a partir do dia 19 de maio às 15h, acompanhe também pelo A12.com na TV ao Vivo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.