Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 22 NOV 2017 - 15H16

Redentoristas celebraram em novembro a Festa de São Geraldo em Sorocaba (SP)

Santuário de São Geraldo
Santuário de São Geraldo

Este texto tem como principal objetivo responder duas perguntas

1° - Porque celebrar São Geraldo em Novembro?

A  Paróquia São Geraldo Magela de Sorocaba (SP), é composta da Matriz e 6 comunidades, quando chega o final de setembro e início de outubro, há uma sucessão de festas de padroeiros:

São Vicente – 27 de Setembro (com tríduo)

Santa Terezinha – 1º de Outubro (com tríduo)

Nossa Senhora de Nazaré - segundo domingo de Outubro (com novena)

E acrescentamos a essa lista a festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Com todas estas festas, tríduos e quermesses, não sobrava muita alternativa para se celebrar o titular da paróquia no dia 16 de outubro.

:: Conheça mais sobre o Seminário São Geraldo

Por isso deslocamos a festa de São Geraldo para as imediações do aniversário da Congregação, no início de novembro. Desse modo, encerramos o ano com uma festa que reúne e envolve todas as comunidades que compõem nossa paróquia.

A Festa de São Geraldo esse ano aconteceu de 04 a 12 de novembro com a intensa participação dos missionários redentoristas.

Santuário de São Geraldo
Santuário de São Geraldo

2ª Porque uma oitava?

A intenção primeira foi realizar algo diferente do que se estava acostumado celebrar nas comunidades e por isso “emprestamos” a ideia do Santuário de Curvelo (MG) que celebra, já de longa data, a Oitava de São Geraldo.

No entanto fizemos a opção celebrar a Oitava, não dentro da missa, mas em uma paraliturgia que inclui a comunhão eucarística.

Em 2016 tivemos como tema a 'Misericórdia'. Sempre um sacerdote redentorista presidia e um Irmão conduzia a reflexão.

Neste ano de 2017 com o tema geral: Com São Geraldo, celebremos a Vida nos Sacramentos, oferecemos esse momento de catequese e formação. Além dos confrades Padres Pedro Paulo e Arcanjo que abriram e fecharam a oitava, respectivamente, houve também a participação de sacerdotes das paróquias vizinhas para conduzir as celebrações.

:: Nos pés de São Geraldo tem uma caveira, por quê?

Um final de semana, antes da Oitava, aconteceu uma celebração na matriz e nas comunidades usando símbolos que depois retornaram no seu respectivo dia de participação especial da comunidade na Oitava. Em 2016, o símbolo foi a terra, lembrando o “chão da nossa paróquia” e a preocupação do “Cuidado com a Casa Comum” (Laudato sí). Este ano trabalhamos o fogo, apresentando os sacramentos como luz da vida cristã.

Procuramos também mostrar aspectos da vida de São Geraldo e de como podemos viver a sua santidade nos dias de hoje. Com um gesto concreto de solidariedade; cada noite arrecadamos um tipo de alimento que serão distribuídos pela Pastoral Humana de nossa paróquia.

Outra opção feita é que nesse período não temos quermesse ou qualquer promoção desse tipo para que os paroquianos estejam liberados e focados nas celebrações.

Com essas “pequenas adequações”, buscamos celebrar a vida de nosso padroeiro e também divulgar a sua devoção nesse ”principiante” Santuário em Sorocaba.

Pe. Hélcio Vicente Testa, C.Ss.R
Paróquia São Geraldo
Sorocaba (SP)

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...