Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 27 MAR 2019 - 10H57

Redentoristas de várias províncias realizam assembleia em Belo Horizonte (MG)

Levar todos a experimentar a Redenção


Com a presença de 74 confrades de sete (vice) Províncias do Brasil, na tarde desta segunda-feira (07), teve início na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, a última Assembleia da União dos Redentoristas do Brasil, contando esta também com a presença do Governo Geral e da Coordenação dos Redentoristas da América Latina e Caribe, na pessoa dos padres Rogério Gomes e Marcelo Araújo.

Essas assembleias revestem-se de uma importância especial, pois hoje a América Latina é o continente com o maior contingente de Missionários Redentoristas do mundo, distribuídos em 23 (vice) províncias, das quais nove no Brasil.

Para bem atender e facilitar a participação das de pessoas foram organizadas 15 assembleias regionais, das quais 06 acontecem no Brasil. Até agora, 572 redentoristas entre religiosos e leigos associados à missão participaram desses encontros num verdadeiro espírito de fraternidade e colegialidade.

Leia MaisAssembleia em Curitiba celebra a fraternidade e a disponibilidade para a missãoRedentoristas abrem Assembleia Extraordinária em AparecidaOutro sinal positivo de união é a presença dos Superiores Provinciais que não se restringem a participar da assembleia em sua unidade, fazendo-se presentes em outras assembleias pelo Brasil a fora. Aqui em Belo Horizonte estão os provinciais de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Recife.

Terminadas as assembleias regionais, a Comissão encarregada de elaborar o Plano Apostólico já na próxima semana vai se reunir, preparando um Documento de Trabalho que será a base da Assembleia que acontecerá no mês de agosto, em Trindade (GO) com os vogais de todas as (Vice) Províncias da América Latina e Caribe. Este documento será composto a partir das muitas contribuições recebidas nessas assembleias. E tudo para que a reestruturação aconteça em vista da missão!


Reestruturação para a missão

No mundo pós-moderno em que vivemos somos chamados à reestruturação não como um valor em si mesmo, mas como uma forma de revitalização de nossa missão em vista da fidelidade ao carisma fundacional de Afonso e seus companheiros. Somos chamados mais uma vez a irmos ao encontro daqueles que são os destinatários privilegiados de nossa Ação Missionária, os mais pobres e abandonados.

Com o passar do tempo toda e qualquer instituição corre o risco de tornar-se muito pesada, o que se transforma num complicador na hora de cumprir sua missão. Isso acontece também com a Congregação Redentorista. Por isso, a reestruturação da Congregação passa a ser vista a partir de uma nova ótica, levando os confrades a voltar ao amor primeiro, reencantando-se com a sua opção fundamental, renovando sua vocação e consagração.

:: Missão nas famílias atende pedido do Papa: Igreja em saída

A partir da compreensão deste conceito fundamental de que a reestruturação é para a missão é que a reconfiguração das unidades, com a criação de um número menor de Províncias, mais enxutas e ágeis se transformará em uma consequência normal do processo que não deve amedrontar, mas impelir os redentoristas para novos horizontes.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...