Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 18 MAR 2019 - 16H22

Redentoristas refletem sobre novas mídias

Mídias Redentoristas
Mídias Redentoristas

No último dia 15 de novembro a Comissão de Mídias Redentorista, organismo da URB (União dos Redentoristas do Brasil) esteve reunida em Porto Alegre (RS) para mais um momento de reflexão e de trabalhos relacionados com os meios de Comunicação. Estavam presentes os representantes de quase todas as unidade (vice) provinciais. Também estiveram presentes alguns confrades da Unidade de Porto Alegre, convidados especialmente para a parte formativa do encontro.

A manhã foi preenchida pela reflexão dirigida pelo especialista em Comunicação e Vida Eclesial, o pesquisador Moisés Sbardelotto, autor do livro “E o Verbo se fez Rede” (Paulinas, 2017). Sua palestra foi sobre “Os cenários da Comunicação hoje” e a conversa foi sobre o enorme desenvolvimento das mídias nos últimos anos e de como essa velocidade na transmissão de informação influenciou a sociedade e, consequentemente, a vida da Igreja e das comunidades. A percepção mais imediata é a rápida ascensão das novas mídias, sobretudo os smartphones, no gosto da população como mecanismo principal de busca de informações e entretenimento.

“No atual sistema de comunicação global todos podem e devem ser comunicadores, não há mais simplesmente a supremacia das grandes corporações e anônimos hoje podem, em pouco tempo, se tornar celebridades e influenciar comportamentos”, comenta Sbardelotto sobre as mudanças radicais vividas na comunicação na aurora do século XXI.

Para o missionário redentorista, padre Pedro Guareschi, especialista em Psicologia da Comunicação, e autor de muitos livros e ensaios, “o mundo da pós-verdade superou o racionalismo para nos colocar diante do bem-estar. A verdade passa mais por aquilo que eu gosto e que de alguma forma mexe com meus sentimentos do que pela visão filosófica e racional do pensamento. A pós-verdade construiu a eleição de Trump e as novas ideologias raciais”.

Numa segunda parte do encontro, os representantes do grupo de Mídias Redentoristas debruçaram sobre a organização do Primeiro Congresso de Comunicação Redentoristas. Seguindo os apelos do último Capítulo Geral da Congregação, a URB deve promover em junho de 2018 um grande encontro para os comunicadores redentoristas, confrades e leigos que nos assessoram. Previsto para os dias 04 a 08 de junho de 2018, na cidade de Aparecida (SP), o congresso terá como tema “Comunicação Redentorista em um mundo ferido: evangelizar nas novas fronteiras das mídias”.

Iniciativa ímpar nesse aspecto, o Congresso vai agregar excepcionalmente o Simpósio das Publicações Redentoristas, que estará já em sua terceira edição.

“Queremos de fato que os redentoristas, hoje tão atuantes no mundo da comunicação, pensem sobre sua pastoral e dialoguem com o mundo que os cerca, especialmente pensando em como relacionar-se com a grande massa de empobrecidos que seguem sendo a razão primeira de nosso apostolado”, comenta padre Inácio, provincial da unidade de São Paulo, ao falar sobre a realização do Congresso.

O encontro das Mídias Redentoristas terminou de modo tipicamente gaúcho, com um belo churrasco e música tradicional no Centro de Tradição Gaúcha mais antigo da capital rio-grandense.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...